João Euclides P Salgado * de Mendoza-Argentina
Mendoza – Argentina – A Citroen do Brasil lança o seu novo C4 Lounge, projeto global da Citroën desenvolvido e produzido na América Latina para se estabelecer como uma nova referência de qualidade em um segmento que privilegia, conforto, prestígio, confiança, design e racionalidade. Ele chega completamente novo, é moderno, bonito, seduzindo ao primeiro olhar. Não faltam os atributos do conceito “Créative Technologie” que mescla equilíbrio e inovação.
O lançamento aconteceu durante um grandioso evento em Mendoza na Argentina, reunindo o quem é quem da imprensa especializada, concessionários e toda a diretoria para a América Latina.
O conceito Lounge
O nome lounge que significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado” define a que veio este novo sedã. As medidas são generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), dando ao modelo um visual insinuante e sedutor, com muito conforto interno, modernidade e bem-estar a bordo além de inúmeras tecnologias.
Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo, com faróis e lanternas com desenho inovador.
O modelo chega com luzes diurnas e feixes de led, criando uma identidade visual diferenciada e que ajuda inclusive no quesito segurança.
A nova grade, com o Chevron em destaque, se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Em relação ao projeto mundial, o para-choque recebeu entradas de ar maiores, por conta do clima mais quente no Brasil, e um ângulo de ataque adequado às condições de rodagem brasileiras.
A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo com vincos acentuados e superfícies esculpidas e rodas de liga leve de 17 polegadas, com faces espelhadas e braços direcionais bem esportivas.
A traseira é bela bem desenhada com um para-choque, onde se destacam o difusor preto e a saída dupla de escape, reforçando a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez.
Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem sua silhueta top de linha, valorizando ainda mais este novo Citroën.
O estilo do C4 Lounge foi desenvolvido conjuntamente por equipes de design da França, China e América Latina. Um sedã de concepção europeia moderna, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização.
Conforto e dirigibilidade
Outro item de destaque é a partida sem chave, “Start/Stop” e o sistema Keyless que detecta a aproximação do condutor e destrava a porta. Já no volante os principais comandos estão à mão, a alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais, sem complexidade, de ótima visualização e com a opção de até cinco personalizações, que variam do azul ao branco.
O acabamento é impecável pois, a escolha dos materiais internos seguiu critérios rigorosos, para atender às mais altas expectativas da Qualidade. O painel traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo do C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes) para garantir a melhor qualidade percebida pelo cliente.
As portas ganharam painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável, dependendo da área, para assegurar conforto e segurança. Os bancos de tecido, revestidos de Crepe Meridien e nas partes centrais com tear de efeito de relevo Gung com pesponto duplo prata. Nas versões superiores, a confecção de couro Zina na cor Tramontane é inédita.
Conforto auditivo
Muito se fala em conforto, mas pouco se tem de resultado. No caso do C4 Lounge, o silêncio também foi um tema levado muito a sério que comprovamos durante os testes pelas estradas argentinas e ruas de Mendoza; o modelo é realmente superior, o barulho fica do lado de fora.
Cores disponíveis
O Citroën C4 Lounge será oferecido em sete opções de cores externas: Gris Aluminium, Noir Perla Nera, Blanc Banquise, Gris Moondust, Blanc Nacré, Rouge Rubi e Bleu Bourrasque. O Centro de Produção de Palomar foi adaptado para poder utilizar a tecnologia de pintura em três camadas para a cor Blanc Nacré.
Conjunto mecânico superior
O C4 Lounge chega ao mercado com a ambição de se tornar uma nova referência de dirigibilidade e prazer ao dirigir em seu segmento. Sua oferta de motores e câmbios, a definição de seu conjunto de suspensões (a parte traseira com soluções nunca aplicadas em qualquer outro modelo do Grupo PSA Peugeot Citroën) e o trabalho do sistema de direção – aqui se tomou como referência imediata o handling do CITROËN DS4 -, permitem alcançar um ponto de supremacia frente a rivais diretos.
“Todo o projeto foi orientado para o aumento do prazer ao dirigir, da segurança e do conforto, muito atento e fiel aos padrões que definem a ‘tipagem’ dos CITROËN mais exclusivos”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Produto/Projeto B73 América Latina. Um caminho baseado na tradição, ousadia e qualidade construtiva.
Sensibilidade na estrada digna da Citroën
Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões foram calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. O modelo recebeu leis de amortecimento específicas e novos elementos elásticos no conjunto de suspensão traseiro.
A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.
A direção eletro-hidráulica é precisa, e as oscilações transversais foram totalmente controladas. Os pneus Michelin Primacy também proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e excelente desempenho em curvas. As dimensões 225 45/R17 (versões Tendance e Exclusive) foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um design mais esportivo.
“Verdes” e ecológicos, estes pneus gastam menos petrol (adição de silício) em sua fabricação, também gerando uma economia no consumo de combustível de até 2% (por terem uma inércia de rodagem menor).
Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completo. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. Controles de estabilidade, como o ESP e o ASR (antipatinagem), asseguram máximo desempenho. A segurança passiva é também de melhor nível com seis air bags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.
Motorização
O novo C4 Lounge chega com dois tipos de motores que se enquadram na necessidade e perfil de seu comprador; O primeiro é o 2.0i 16V Flex, moderno, robusto, confiável e com atributos ainda não encontrados na concorrência, como por exemplo, Comando de Válvulas Variável; Bloco em alumínio e, desenvolvido no Brasil para o uso com Etanol (FlexFuel). Este motor desenvolve 143 cv com gasolina ou 151 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo (20,2 Kgfm com gasolina e 21,7 Kgfm com álcool) é alcançado a 4.000 rpm.
O segundo é o motorzão BMW Turbo THP 165, com 16V, fruto da parceria PSA/BMW reunindo o que há de melhor de sua competência e de seu know-how na concepção e na fabricação do motor. Ele vem com: Injeção direta sequencial; Turbocompressor do tipo Twin-scroll; Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote; Bomba eletrônica de alta pressão; Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; Bomba de óleo com gestão de vazão e Cárter duplo.
Sua potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao C4 Lounge acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e atingir 214 km/h.
Câmbio Auto6
Outra novidade do C4 Lounge é a nova caixa de câmbio Auto6 automática de seis marchas, desenvolvida pela empresa japonesa AISIN AW (líder mundial em caixas de câmbio) e disponível para as duas motorizações.
Tecnologia de ponta
O Citroën C4 Lounge representa a quintessência do prazer de dirigir, agregando tecnologia de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.
Entre os principais, podemos destacar:
• Rádio GPS MyWay;
• Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS;
• Bluetooth e sistema hands-free;
• Painel personalizável;
• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego);
• Sistema Keyless
• Sistema Start/Stop;
• Câmera de ré;
• Função Restore e
• Teto solar eletrônico.
Um modelo completo, com o melhor do segmento
O Citroën C4 Lounge chega ao mercado em três versões de acabamento e com duas motorizações: 2.0i 16V Flex, com 151 cv de potência, e Turbo THP, com 165 cv.
Ele será oferecido nas seguintes versões:
• C4 Lounge Origine 2.0i 16V Flex Manual, com os seguintes equipamentos de série:
• Rodas de liga leve 16” design Sansiro
• Pneus “verdes” 205/55 R16
• Direção eletro-hidráulica
• Retrovisores e maçanetas na cor do veículo
• Repetidores luminosos nos retrovisores
• Molduras das janelas cromadas
• Faróis de neblina
• Sistema de freios com ABS + EBD (Distribuidor de Frenagem) + AFU (Auxílio de Frenagem de Urgência)
• DRL (Day Running Light)
• Feixes de Led
• Ar condicionado manual
• Saída de ar condicionado no console traseiro
• Vidros elétricos
• Alarme volumétrico e perimétrico
• Retrovisores elétricos
• Banco traseiro bi-partido 1/3 + 2/3
• Isofix
• Apoio de braço central (frente e traseira)
• Painel de bordo em material slush
• Molduras de ar e puxadores cromados
• Volante multifuncional espumado
• Computador de bordo
• 4 falantes (2 na frente e 2 na traseira)
• Rádio CD MP3 com Bluetooth
• Tomada 12V e entrada USB no console
• Volante regulável (altura/profundidade)
• Cruise Control
• Limitador de velocidade
C4 Lounge Tendance 2.0i 16V Flex (câmbio manual de 5 marchas ou Auto6), com os equipamentos da versão Origine mais:
• Roda de liga leve 17”, design Arena
• Pneus verdes 225/45 R17
• Ar condicionado automático Bi-Zone
• Função RESTORE
• Anéis cromados nos comandos de ar condicionado
• Sensor de estacionamento traseiro com indicador sonoro e visual (barras)
• Faróis com sensor crepuscular
• Coming/Leaving Home
• Acionamento do limpador de pára-brisa por sensor de chuva
• Retrovisor interno eletrocrômico
C4 Lounge Exclusive 2.0i 16V Flex Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:
• Bancos e volante em couro
• Para-sóis com iluminação
• Sistema Keyless
• Botão Start/Stop
• Maçanetas cromadas
• ESP/ASR
• Air bag laterais e de cortina
• Monograma “Exclusive”
• Retrovisores rebatíveis eletricamente
• Detalhes do painel central em preto brilhante
• Apoia-braço conforto
• 2 tweeters dianteiros
C4 Lounge Exclusive Turbo THP 165 Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:
• Roda de liga leve 17”, design Dodragao
• Ponteira cromada dupla no pára-choque traseiro
• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego)
• Sensor de estacionamento dianteiro
• Câmera de visão traseira
• Soleiras metálicas nas portas dianteiras
• Navegador com tela colorida 7”
• Quadro de instrumentos com iluminação e LCD personalizáveis
Opcionalmente, esta versão pode ter o Pack Select, composto por teto solar elétrico e faróis de bi-xênon direcionais.
Desenvolvimento conjunto
Desenvolvido por uma equipe de 260 pessoas da Citroën do Brasil, Argentina, França e China, o Citroën C4 Lounge será produzido no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Com um índice de nacionalização de 62%, será comercializado em países como Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Paraguai, entre outros.
A produção do C4 Lounge fez o Centro de Produção de Palomar receber investimentos significativos, o que permitiu a realização de evoluções em sua estrutura. Um bom exemplo disso é a nova área de soldagem a laser para fixar as laterais ao teto. Essa área recebeu novas ferramentas (de diferentes partes do mundo), e consequente formação das equipes na Alemanha, China e França.
Pela primeira vez na América Latina, um Citroën do segmento M1 utiliza pneus verdes. Além de demandar menos petróleo em sua fabricação, eles geram economia de combustível de até 2% por terem inércia de rodagem menor, além de possibilitar uma diminuição das distâncias de frenagem. A utilização de materiais verdes (feltros de polipropileno e polietileno, PET triturado, couro, poliamida e polipropileno) também aparece em peças como a base de forrações. O Índice de Reciclabilidade do modelo é da ordem de 80%.
Pós-venda: a qualidade Citroën mais uma vez presente
O Citroën C4 Lounge possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.
“Estamos oferecendo um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.
Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.
O jornalista viajou a convite da Citroën