Duster 2021 – Tudo novo para aumentar o sucesso!
* Por João Euclides Salgado
O editor viajou para Foz do Iguaçu-PR a convite da Renault do Brasil
O editor viajou para Foz do Iguaçu-PR a convite da Renault do Brasil
Foz do Iguaçu – PR - Com uma combinação de design atual, robustez e mais conforto, a Renault apresentou para a imprensa especializada do setor o novo Duster 2021 que já chega fazendo sucesso em todas as concessionárias. Os detalhes são muitos porque o design é completamente novo, os acessórios também e por dentro, para aumentar o conforto e a ergonomia, uma verdadeira revolução!
Para se ter uma ideia, o novo pára-choque se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de “C”. A aerodinâmica também ganhou destaque no novo Duster com a redução do ângulo do para-brisa e o aumento da linha de cintura na lateral, com menor área envidraçada e novas portas, com linhas que fortalecem o visual do produto. As rodas também são novas e modernas.
Entre as novidades na parte traseira estão: tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED, que transformam a percepção do cliente e reforçam seu design icônico. Já na parte superior do veículo, novas barras de teto complementam o visual robusto e o resultado é o que consumidor queria; menos área envidraçada como, aliás deveriam ser os modelos fabricados para países tropicais com altas temperaturas e níveis máximos de insolação.
Para completar, o interior, revolucionário, com detalhes que por si já mostram a preocupação da Renault com a ergonomia, conforto e manuseio dos equipamentos e acessórios disponíveis. Neste campo destacamos o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8’’, com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Outra importante novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.
Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road ou naquelas garagens dos prédios mais modernosos (?); é muito bom! No quesito segurança, o Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis. Os bancos chegam com novas espumas e novos revestimentos.
Para quem gosta do on-road ou do off-road o novo Renault Duster é completo pois garante satisfação em qualquer terreno urbano ou fora de estrada. As mudanças vão desde um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, permitindo encarar terrenos irregulares com mais facilidade, alem dos maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, sem falar do amplo espaço interno que é um dos pontos altos do modelo.
Ele chega em oito opções de cores, sendo; branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.
Outro detalhe importante que nos chamou a atenção foi a nova direção elétrica mais confortável na cidade e muito precisa para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,28 para 3,10 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior, muito bom!
O novo Duster também ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.
MOTOR 1.6 SCe
No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.
A Renault aproveita o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais de construtores, para garantir a máxima eficiência de seus motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível, além do monitoramento através da central que mantém o Eco Scoring e o Eco Monitoring; sistemas que já existem nos veículos Renault com Media Nav e Media Evolution.
CÂMBIO CVT X-TRONIC
O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
VERSÕES E PREÇOS
O novo Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões, sendo:
Zen (R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.
Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490)– Todos os itens da versão Intense – CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.
ENGENHARIA
No desenvolvimento do novo Duster, foram utilizadas mais de 1 milhão de horas de engenharia e 578 engenheiros para o Projeto América (Brasil, México, Colômbia e Argentina), sendo 680 mil horas e 376 engenheiros focados no projeto brasileiro durante 36 meses.
Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade.
Para o lançamento, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.
PÓS-VENDA
O cliente que adquirir o novo Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault:
Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.
Pacote Outsider: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.
O novo Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles:
Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete.
Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.
Vantagens pós-venda
O cliente que adquirir o novo Duster recebe a segurança de um serviço de pós-venda de qualidade, que oferece:
• – Garantia de fábrica de 3 anos ou 100.000 km;
• – Revisão Preço Fechado: preços fixos de revisão preventiva válidos em todo o território nacional (peças + mão de obra)
• – Renault Assistance durante um ano: serviço de socorro e atendimento emergencial que funciona 24 horas por dia em caso de pane elétrica ou mecânica;
• – Uma rede de cerca de 300 concessionárias em todo país com profissionais qualificados e peças com um ano de garantia da fábrica Renault;
• – Agendamento on-line para que todos os clientes possam marcar sua próxima revisão de uma forma simples e rápida;
• – Garantia de preço cumprido ou a diferença de volta na Revisão Preço Fechado ou na promoção Oficina de Ofertas;
• – Renault Minuto, que oferece serviços sem agendamento prévio, com a espera em uma confortável sala de espera e com horários estendidos de atendimento.
• – SAC 24 horas por dia.