JAGUAR RACING ANUNCIA ENCERRAMENTO DA SÉRIE JAGUAR
I-PACE eTROPHY APÓS FIM DA TEMPORADA 19/20
Whitley/Reino Unido – A equipe Jaguar Racing confirmou hoje que o Jaguar I-PACE eTROPHY, categoria de turismo de apoio à Fórmula E, será encerrado após o final da temporada 2019/2020. As últimas corridas da segunda temporada devem acontecer ao longo do segundo semestre de 2020, caso a situação da pandemia de COVID-19 permita, seguindo as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Em 2018, a Jaguar criou a série eTROPHY – a primeira categoria de corrida internacional no mundo baseada em um modelo de produção 100% elétrico, reforçando o compromisso e a visão da marca em busca do Destination Zero – futuro com zero emissão de poluentes –, desenvolvendo tecnologia para veículos elétricos por meio das corridas.
A criação do eTROPHY marcou o retorno da Jaguar as corridas e a entrada no campeonato ABB FIA Fórmula E em 2016. Hoje, em sua quarta temporada, a equipe da marca, a Panasonic Jaguar Racing, continuará competindo e aumentando suas conquistas.
“Durante as duas últimas temporadas, o Jaguar I-PACE eTROPHY realizou corridas incríveis por todo o mundo, e foi uma adição valiosa para o calendário da Fórmula E. Ao lado de nossos pilotos e parceiros, estamos orgulhosos de termos criado um campeonato único como o eTROPHY. Juntos, fomos pioneiros no automobilismo com carros elétricos. Nós gostaríamos de agradecer a todos que se juntaram a nós durante essa jornada e transformaram nossa visão em realidade, ajudando a mostrar para toda a indústria as possibilidades da eletrificação no motorsport”, diz James Barclay, diretor do time da Jaguar Racing.
A equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil, formada por Sérgio Jimenez e Cacá Bueno, foi destaque na primeira temporada da competição. Jimenez, vencedor de cinco das nove corridas do circuito, levou, em Nova Iorque, o troféu para casa, consagrando-se o primeiro campeão da categoria, além de receber um Jaguar I-PACE zero-quilômetro. Bueno não deixou barato e acompanhou o campeão durante todo o campeonato, terminando com apenas 20 pontos de diferença.
A missão da Jaguar de “Race to Innovate” permitiu que a marca pudesse usar o aprendizado e a experiência na Fórmula E e transformar o premiado Jaguar I-PACE no primeiro carro de corrida a bateria, baseado em um carro de produção. Dando continuidade à filosofia de longa data da Jaguar de levar a corrida para as estradas, a série eTROPHY colocou o 100% elétrico I-PACE em condições extremas de pilotagem, e as duas primeiras temporadas trouxeram números valiosos e aprendizado importante para os carros de produção.
“Nós nos mantemos totalmente comprometidos com as corridas eletrificadas e nosso programa da Jaguar Racing Fórmula E continua como parte importante da nossa transição de mobilidade elétrica e do Destination Zero. Estamos ansiosos para o resumo das temporadas da Fórmula E e do eTROPHY quando o mundo estiver seguro para nosso time, nossos parceiros e fãs”, completa Barclay.
Um aspecto-chave deixado pelo eTROPHY foi uma atualização de software de graça para todos os donos de I-PACE que entregou até 20 km a mais de autonomia numa carga completa. Essa mudança, disponível desde dezembro de 2019 e já instalada nas unidades mais recentes, utiliza melhoras derivadas das corridas para otimizar o gerenciamento da bateria, dos sistemas térmicos e da entrega de torque do sistema de tração integral.
Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, comenta: “A Jaguar é um parceiro fantástico dentro e fora das pistas. O sucesso do eTROPHY de levar a tecnologia pioneira da marca desenvolvida a partir da Fórmula E e aplicá-la em seus veículos de alta performance é o atestado da sua capacidade como marca e de engenharia. Na Fórmula E, nós ficamos realizados de ter um suporte como esse para o projeto, que mostra como damos a nossos parceiros a liberdade de alavancar nossa plataforma para acelerar a adoção de carros elétricos. Estamos ansiosos para continuar o trabalho com a Jaguar Racing em seu programa com a Fórmula E”.