(*)por João Euclides Prata Salgado
O editor viajou para São Paulo-SP a convite da Fiat
São Paulo – SP - A Fiat acaba de lançar no mercado nacional mais um modelo de uso urbano, moderno, sensual, confortável, dinâmico, extremamente ágil e fácil de dirigir. Chegou o Fiat Mobi, um carro essencial para o dia a dia, com suas dimensões compactas e seu uso inteligente. Ele é fácil de manobrar e estacionar; a direção é tudo de bom; já é considerada por muitos, como a melhor entre os carros nacionais. A suspensão dianteira é Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e nas versões Way e Way On, com barra estabilizadora. Já na traseira, eixo de torção com rodas semi independentes.
Ele é leve e a leveza do Fiat Mobi, se traduz em bom desempenho, baixo consumo e ótima estabilidade.
Moderno como a arquitetura das cidades
Mesmo tendo uma aparência robusta, o Fiat Mobi é um veículo eficiente e belo, graças ao estilo único e marcante, parecendo ser maior do que realmente é. Um detalhe que chama a atenção ao primeiro toque é a inovadora tampa traseira de vidro de alta resistência na cor preta, uma exclusividade entre os carros brasileiros, dando a ele mais sofisticação.
Fácil, simples e funcional
O Fiat Mobi comtempla um espaço interno invejável, pois pode levar até cinco pessoas, com bastante conforto. As portas são amplas, o que melhora e muito a acessibilidade bem como a adaptação multiuso do banco traseiro bipartido de série, que pode ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem. Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro e outra boa opção é o uso de um espaço removível prático e versátil no porta-malas, denominado Cargo Box.
Versões
A gama do Mobi chega bem completa na rede de concessionárias Fiat, composta por seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Em todas as versões, a carroceria é de quatro portas, com motor de 1 litro e com três anos de garantia de fábrica com motor Fire Evo Flex 1.0 e câmbio manual de cinco marchas.
Design
O design é exclusivo onde a dianteira já chama atenção pelo seu capô alto (esculpido com vincos longitudinais) e os faróis especiais, que se pronunciam estendem pelas laterais. De frente, a grade tem papel fundamental, com o contorno inferior se repetindo em vários pontos, conferindo maior unidade. Abaixo, a entrada de ar e os abrigos dos faróis de neblina bem dispostos gerando um design atual.
Já na traseira, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria.
O interior do Fiat Mobi foi muito bem projetado, pois foi criado um ambiente tão harmoniosos que todos vão se surpreender; acabamento, textura, cores, o painel, como no módulo central que engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas nas pontas e quadradas no centro – e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado.
O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor, hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor; ele pode ainda ser equipado com conta-giros e computador de bordo.
Segurança
Para reforçar a segurança, o carro tem o sistema ESS. Em caso de frenagem brusca, o pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais. Outro recurso extremamente útil é o Lane Change. Com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, dando mais segurança em mudanças rápidas de faixa. Ambos os itens equipam todas as versões do Mobi que saem da linha de montagem de Betim (MG).
Também estão disponíveis visor multifuncional de TFT (quando equipado com o Fiat Live On) no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento (ao engatar a ré ele reposiciona a imagem do espelho retrovisor direito para melhor visualização de obstáculos).
Mas o maior destaque do novo compacto da Fiat são os sistemas de som. A partir das versões Like, o consumidor tem duas opções muito interessantes, sempre com comandos no volante e conexões Bluetooth: o rádio B7 com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade, e a grande novidade, o Fiat Live On.
Central multimídia
Hoje, todos querem uma central multimídia e o Fiat Mobi chega com um novo conceito em conectividade, aproveitando ao máximo o smartphone do motorista com sistemas Android ou iOS.
Com o Live On, o celular é fixado no meio do painel (mas o aparelho também pode ficar em algum porta-objetos ou bolsa, por exemplo), e se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico, com interface prática e ágil.
Na metade superior da tela inicial, o Live On apresenta hora, data e temperatura externa. Logo abaixo ficam as informações do Eco Drive, uma função própria do sistema, assim como o Car Parking.
Eficiência e praticidade
O Fiat Mobi também é eficiente no quesito bolso do consumidor, pois além de ter preços competitivos, sua manutenção será simples, com custos baixos. De acordo com o fabricante, esse é um dos pontos altos do motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência (com etanol). Mecânica confiável, provada e aprovada pelo mercado.
Qualidade sem tamanho
Primeiro veículo compacto inteiramente novo desenvolvido após a completa fusão que gerou o grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles em 2014, o Fiat Mobi faz jus a essa missão. A começar pelo monobloco, que herdou somente a parede de fogo (a divisão entre o cofre do motor e a cabine) do Novo Uno. No mais, tudo é inédito, seja pela necessidade de reduzir peso, pelas dimensões do carro, para obter mais resistência a impactos ou simplesmente por questões estilísticas. Também foi realizado um excelente trabalho na qualidade percebida, notada em cada detalhe de acabamento do carro, desde a carroceria até o acabamento interno, resultando em conforto e prazer de vida a bordo.
O Fiat Mobi terá garantia estendida de 12 ou 24 meses a mais da garantia, além da contratual do veículo. E ainda contar com os benefícios do Confiat durante a garantia, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem. O objetivo é proporcionar ao dono do Mobi comodidade, tranquilidade e segurança.