Ford Caminhões apresenta nova linha – Cargo Power 2019
* Por João Euclides Salgado
o editor viajou para Tatuí – SP a convite da Ford
o editor viajou para Tatuí – SP a convite da Ford
Tatuí – SP - A Ford também é caminhões e como parte de sua estratégia em fortalecer a posição no segmento de médios e pesados, chega ao mercado o lançamento mais importante de 2018; a linha Cargo Power 2019. Ela é formada por seis modelos equipados com o novo motor de 306 cv e capacidade de 17 a 31 toneladas de peso bruto total, com tração 4×2, 6×2, 6×4 e o inédito 8×2.
Os modelos que compõem a nova linha são: Cargo Power 1731 rígido, Cargo Power 1731T cavalo-mecânico, Cargo Power 2431 6×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift, Cargo Power 2631 6×4, Cargo Power 3131 6×4 e Cargo Power 3031 8×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift.
O Cargo Power 2431 é o carro-chefe da nova linha e, junto com ele, a Ford continuará a oferecer como opção o modelo Cargo 2429 com motor de 290 cv. Muito bem aceito, o Cargo 2429 foi o terceiro mais vendido do segmento no ano passado, com 1.007 unidades.
Segmento 6×2
O Cargo Power 2431 6×2 é mais um avanço da Ford Caminhões no segmento de trucados, no qual a marca tem trazido seguidas novidades.
O segmento de caminhões médios 6×2 é um dos mais importantes do mercado, responsável por 17% das vendas. Os trucados são usados em vários tipos de aplicações, sendo as principais com carroceria fechada tipo baú de alumínio ou frigorífico (43%), carroceria aberta para carga seca e transporte de gás (30%) e tanque (10%). É empregado ainda como basculante, guindauto, caçamba tipo Brooks, coletor de resíduos e prancha, entre outros implementos.
Crescimento
O lançamento da linha Cargo Power faz parte do novo posicionamento do negócio da Ford Caminhões com foco em três pilares: produtos potentes, duráveis e inovadores; serviço ágil, de qualidade e com preço justo; e relacionamento com o cliente, para estar sempre junto onde e quando ele precisar.
“Sabemos das dificuldades que os transportadores, assim como outros setores da economia, têm enfrentado para manter o seu negócio em atividade. Felizmente, os indicadores do setor começam a dar sinais de recuperação e, mais do que nunca, é preciso contar com veículos que tragam o melhor retorno do investimento”, destaca João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.
Segundo o executivo, as mudanças no cenário levaram a uma revisão do crescimento projetado pela marca para a indústria de caminhões em 2018, agora estimado em 43,5%, com um total de 74.000 unidades no ano.
“Esse crescimento está sendo puxado principalmente pelas commodities agrícolas. No segmento de caminhões com chassi rígido, onde a Ford tem atuação mais forte, nossa expectativa é que a indústria tenha um avanço em torno de 22%”, destaca Pimentel.
A Ford sempre foi dona de uma posição de liderança nos segmentos de caminhões semileves e leves – nos quais teve uma participação de 34,1% e 2
31,4%, respectivamente, em 2017. Com o lançamento da linha Cargo Power, a marca quer ampliar sua fatia também nos médios e pesados, em que obteve no ano passado a seguinte participação: médios 4×2: 17,2%; médios 6×2: 16,3%; e pesados 6×4: 15,6%.
“Nosso objetivo com o lançamento da linha Cargo Power é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, completa Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
Serviços e telemetria
O novo Cargo Power 2431 conta com o novo conceito de serviço pós-venda da Ford Caminhões, focado em rapidez, qualidade e preço justo para o cliente. Para o modelo foi criado um pacote específico de manutenção, oferecido por meio dos contratos Ford Service. São três opções, que incluem revisões (Class), revisões e itens de desgaste (Plus) ou assistência completa (Prime).
O serviço pós-venda é um dos pilares do novo posicionamento da marca Ford Caminhões – traduzido no slogan “Seu mundo não pode parar”. Com ele, surgiram várias ações que estão contribuindo para aumentar a satisfação dos clientes. Uma das novidades é uma ferramenta de diagnóstico rápido, que utiliza capacete com câmera e celular para o contato direto dos chefes de oficina com a área de engenharia da fábrica, agilizando a solução de problemas no campo.
“A nova mentalidade de serviços da Ford Caminhões tem como meta estar presente e atender o cliente em todos os momentos da sua jornada, com foco na
fidelização”, afirma Wilson Vasconcellos, gerente de Pós-Venda da Ford Caminhões. “E os resultados já começaram a aparecer: na última pesquisa bienal de satisfação dos clientes, realizada em 2017, a Ford Caminhões é apontada como vice-líder entre as marcas.”
Esse trabalho é feito em conjunto com a Rede Ford Caminhões, que conta com mais de 100 distribuidores estruturados para atender os frotistas e caminhoneiros em todo o Brasil.
O Cargo Power também já vem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança. Equipado com a tecnologia mais moderna do mercado, ele permite registrar os principais parâmetros de comportamento do motorista, como velocidade, frenagens e consumo de combustível, e contará futuramente com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real, com equipe de apoio técnico.