Instituto Renault parceria com a ONG gastromotiva

COM FOCO NA SEGURANÇA ALIMENTAR, PARCERIA COM A ONG GASTROMOTIVA JÁ SERVIU MAIS DE 54 MIL REFEIÇÕES PARA PROJETOS SOCIAIS APOIADOS PELO INSTITUTO RENAULT

9ccef31b100fdc8e817b45189437b453_600x337.5Combater a insegurança alimentar é o principal objetivo do “Cozinhas Solidárias”, programa lançado pela ONG Gastromotiva, que une os projetos sociais à doação e reaproveitamento dos alimentos, além de desenvolver os projetos de lideranças comunitárias, com aplicação de práticas de gastronomia social. Desde junho de 2021, a parceria entre o Instituto Renault e os projetos AMARB, e Associação Borda Viva já serviu mais de 54 mil marmitas totalmente gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A primeira etapa desta parceria consistiu em um Programa de formação em Cozinha Social, com duração de 228 horas para as mulheres da AMARB e Associação Borda Viva, responsáveis pelo projeto de Cozinha nas respectivas instituições. O curso ministrado pela Gastromotiva tem um currículo de gastronomia social completo e conta com atividades práticas envolvendo temas como o consumo alimentar, gastronomia social e sua origem, captação de recursos, mobilização de redes, mensuração de impacto, formas de evitar o desperdício de comida, o consumo consciente de produtos e o reaproveitamento de alimentos.

“A missão da Gastromotiva é promover impacto social positivo por meio da gastronomia. Acreditamos no desenvolvimento de lideranças comunitárias, e por isso parcerias como esta com o Instituto Renault são tão importantes”, afirma Leonardo Gonçalves Ghisolfi de Moraes, Coordenador de Núcleo da Gastromotiva.

Para garantir o alimento a quem precisa, semanalmente a Gastromotiva elabora um cardápio pensando nos valores nutricionais e desejos de quem vai comer, faz compras de insumos, recebe doações de bancos de alimentos da grande Curitiba e destina aos projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault. As refeições são preparadas e distribuídas na comunidade, para as famílias cadastradas.

“Na Associação Borda Viva, a parceria com a Gastromotiva vai além da distribuição das refeições. Mensalmente, 50 famílias recebem cestas básicas, que são entregues acompanhadas por um acompanhamento nutricional feito por profissionais da área, que fazem parte da equipe Gastromotiva, e isso faz toda a diferença”, afirma Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.

“É preciso alimentar a quem tem fome e as refeições sociais têm um papel fundamental em nosso território. A parceria com a Gastromotiva gerou a conscientização do uso integral do alimento. As cozinheiras da AMARB aprenderam como utilizar 100% dos alimentos, evitando o desperdício”, destaca Beatriz Fontana, presidente da AMARB.