Locadora UseCar investe R$ 600 milhões, triplica faturamento
e se projeta como uma das grandes do país
O mercado de locação de veículos segue aquecido e em crescimento exponencial mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus que assolou diversos setores da economia. Somente no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a locação de veículos teve um salto de 33,5%, o que representou o maior faturamento dos últimos cinco anos.
Um dos exemplos de modernidade, criatividade e crescimento no setor é a UseCar, empresa mineira de locação de veículos e terceirização de frotas. Pertencente ao sólido Carbel Auto Group, com mais de 50 anos no mercado automotivo e financeiro, a empresa tem muito a comemorar neste ano em que completa quatro anos de lançamento do serviço de Carro por Assinatura.
De 2018 para cá, a UseCar triplicou sua frota de veículos e deu um salto gigantesco em seu faturamento com reformulações internas e tecnológicas. Somente em 2021 a receita aumentou em 56% e a frota teve alta de 60%.
Os resultados são decorrentes de investimento pesado e muita inovação. O valor investido nos dois últimos anos deve chegar a R$ 600 milhões. O aporte faz parte de um ambicioso projeto de desenvolvimento e contempla nova frota, infraestrutura, tecnologia, fluxos e processos.
Visão empresarial
A UseCar é fruto da visão empresarial de dirigentes do Carbel Auto Group, que atualmente mantém 15 concessionárias de nove marcas de grandes montadoras e também conta com a maior rede de seminovos de Minas Gerais, o Carbig.com, com 14 lojas em Belo Horizonte e Região Metropolitana e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“Há alguns anos, já tínhamos a intenção de usar nossa expertise também no mercado de locação de veículos para pessoas físicas. O embrião da UseCar, na verdade, teve início lá atrás, em 2007 com a antiga Braserv, uma locadora de veículos do Grupo Carbel focada em terceirização e gestão de frotas corporativas. No entanto, só com terceirização, nós só podíamos vender carros depois de dois a quatro anos. O carro por assinatura surgiu para agregar valor ao nosso negócio e assim criamos, juntamente com uma equipe altamente capacitada e tecnológica, a UseCar em 2018, conta o sócio da UseCar, Roberto Ferolla.
Reforço de equipe
Nestes quatro anos, a UseCar vem passando por reformulações em sua gestão para dar mais foco na organização do negócio e estruturar o corpo diretivo. No final de 2019, chegou ao time o publicitário Charles da Silva Júnior para atuar como Gerente Comercial. Com uma sólida carreira de mais de 17 anos na montadora Volkswagen, o paulista teve como principal desafio na UseCar alavancar a estrutura do carro por assinatura e aumentar o volume de vendas. “Fomos aos poucos definindo os processos, criamos um fluxo processual bem amarrado, promovemos a qualificação da equipe de vendas e dobramos o número de profissionais. Em 2021 tivemos um aumento de 1500% no volume de vendas”, comemora Charles. Atualmente assumiu o Departamento de Produto e Novos Negócios e tem como principal objetivo a transformação digital da empresa.
Em 2020, para composição do departamento de Pricing e Estratégia Corporativa, a empresa contou com a entrada do Leonardo Nunes, mais um profissional com vasta experiência na sua área de atuação e com uma trajetória relevante em grandes empresas como Hermes Pardini, Amil, Gerdau e outras.
Neste ano, mais dois novos reforços de peso chegaram para compor a equipe. O gerente de Operações, Pedro Radicchi, com uma ampla trajetória por grandes empresas pertencentes ao mercado de automóveis e locação de veículos como Stellantis Latam e Localiza e, mais recentemente, o executivo Bruno Linhares assumiu como novo diretor-geral. Com passagens em grandes empresas como Ambev, Locamerica, Brmalls e Grupo MRV, o administrador traz a sua personalidade ágil e dinâmica para dar ainda mais modernidade e inovação à UseCar.
Em Julho, a UseCar lança seu e-commerce para o Carro por Assinatura e transforma a contratação do serviço em uma jornada 100% digital, muito mais fluida, simples e intuitiva. “Estamos empolgados com o tamanho da responsabilidade e da importância em estar sempre inovando. Minha meta é promover uma gestão ágil com negócio dinâmico. Temos vários projetos que estão sendo pensados e planejados”, comemora Bruno Linhares.
Carro por assinatura
A UseCar foi a empresa pioneira no país a oferecer o serviço de carro por assinatura. Começava no Brasil uma nova modalidade de aluguel de veículos, onde a posse do bem é substituída pelo conceito do uso.
O serviço tem conquistado cada vez mais consumidores que são atraídos pelas vantagens e benefícios de utilizar um carro zero km, sem investir alto na entrada ou mesmo no valor total e ficar longe de burocracias e taxas que tiram o sono dos motoristas. No pacote de carro por assinatura que pode ser de 12, 18, 24 ou até 36 meses, o cliente escolhe qual carro deseja e só tem que se preocupar em colocar o combustível. “IPVA, Licenciamento, seguro, manutenção e outros, ficam por conta da locadora e o cliente tem sempre o privilégio de dirigir um carro novinho”, conta Roberto Ferolla.
Carro compartilhado
Novos modelos de negócios fundamentados na economia compartilhada tem sido cada vez mais aceitos pela sociedade e, sobretudo, novas gerações. Esses modelos partem do princípio no qual bens ou serviços são divididos e têm ganho escala e novos adeptos graças à tecnologia. Essa cultura do compartilhamento também começa a estabelecer no país um novo conceito e novas possibilidades de utilização de veículos. Enxergando essa transformação, a UseCar criou em 2020, o serviço UseCar Carsharing, no qual os usuários podem alugar um carro por hora pelo aplicativo. A empresa foi a primeira e continua sendo a única de Minas Gerais a oferecer esse tipo serviço. Além de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, a UseCar Carsharing também atua em cidades no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
O carsharing praticado no caso é definido como de “estações fixas”, sendo essas estações condomínios residenciais, comerciais e hotéis, que aderem ao serviço gratuitamente, oferecendo como contrapartida uma vaga para o veículo apenas. O serviço é simples, prático e totalmente digital, no qual os usuários agendam suas viagens, realizam vistorias, pagam e, inclusive, abrem e fecham o veículo exclusivamente pelo aplicativo. É possível comprar horas avulsas para atender compromissos pontuais, adquirir pacotes mensais, que saem ainda mais em conta, ou mesmo fazer uma assinatura recorrente de horas, onde os preços chegam a ser mais baratos que o transporte público. Os clientes – moradores ou hóspedes dos locais atendidos- entram no app, realizam todo o processo por lá e retiram o veículo na estação para sua viagem, posteriormente o devolvendo no mesmo lugar.
“O nosso objetivo é fazer com que pessoas, bens e negócios se movimentem de maneira cada vez mais eficazes e sustentáveis. Queremos democratizar o acesso à mobilidade eficiente, austera e segura, independente do perfil ou necessidade, quer seja para levar os filhos na escola, fazer um supermercado ou mesmo uma viagem longa”, explica Marco Antônio Ferreira, sócio-fundador e CEO da UseCar Carsharing.
Com investimentos de R$ 5 milhões em tecnologia, o serviço de carsharing pretende expandir ainda muito em 2022. A empresa planeja fechar o ano com crescimento de 300%.
“Esse é um mercado que ainda tem muito para crescer. As pessoas estão descobrindo que usar um carro compartilhado, além de ser mais barato, seguro e prático, é também um vetor de preservação ambiental. Estudos recentes indicam que para cada carro compartilhado, outros 14 veículos são retirados das ruas, em média”, enfatiza Ferreira.
O diretor-geral da UseCar, Bruno Linhares
Charles Júnior, Pedro Radicchi, Bruno Linhares e Leonardo Nunes
Charles Júnior, Leonardo Nunes, Pedro Radicchi e Bruno Linhares