(*) Por João Euclides Salgado
Mercedes-Benz GLA – Uma nova proposta
(*) Viajou para São Paulo a convite da Mercdes-Benz
São Paulo/São Sebastião – SP - O segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o GLA, utilitário esportivo lançado no País em 2014, que já conquistou uma extensa gama de clientes, chega em sua versão 2018 com uma maior presença visual, mais robusto, novos itens de entreterimento e mais conforto.
Para apresentar o novo GLA, a Mercedes-Benz do Brasil reuniu os jornalistas especializados do setor em São Paulo nos salões do Caesar Business Vila Olímpia com test drive de São Paulo até no litoral, em São Sebastião, passando por vias locais, estradas de bom asfalto, estradas vicinais e até estradas de terra e areia.
O modelo ficou mais bonito e atraente; isto se deu com a atualização dos elementos de design interior e exterior. Ele também ficou com uma aparência mais agressiva, mais forte, mais robusta. A família é oferecida no Brasil em cinco versões: GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance e GLA 200 ff Enduro, todos com motor 1,6 litro de 156 cv; GLA 250 Sport, com motor 2,0 litros de 211 cv e, no topo da linha. Todas as versões contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, um dos pontos fortes do modelo.
O mais potente do mundo
A versão de alta performance, Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, é equipada com o motor 4 cilindros mais potente do mundo, que oferece nada menos que 381 cv, e câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.
O utilitário com design esportivo, ágil dirigibilidade e muita versatilidade para o uso cotidiano trouxe novos ares ao seu segmento de mercado e nele se estabeleceu como um dos maiores destaques em todo o mundo.
Conforto e desempenho
O novo GLA teve essas características reforçadas pela nova grade do radiador, onde se destacam as aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais – elementos trazidos do GLS, maior SUV do portfólio da marca, que criam um visual mais agressivo ao conjunto dianteiro. A grande estrela ao centro, uma nota de estilo característica dos veículos mais esportivos da Mercedes-Benz, confere o toque de classe e distinção associados à marca.
O caráter SUV da nova série de modelos é acentuado também pelo novo para-choque dianteiro, com suas largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior.
Com a nova suspensão off-road, que já equipava os modelos com motorização 200, a carroceria do GLA 250 Sport está 30 mm mais alta, fator que também contribui para um visual off-road mais marcante, além de aumentar a capacidade de circulação em terrenos irregulares, elevar o posicionamento dos assentos e a visibilidade para o condutor. Mesmo com maior altura, o novo GLA é um veículo com dirigibilidade excelente nas estradas, devido a toda tecnologia de sistemas de controle de tração e estabilidade.
Novas rodas de liga leve nas versões Advance e Enduro reforçam os genes do SUV de uma forma ainda mais ampla do que antes. Os anteriores faróis bi-xenônio deram lugar a faróis de LED redesenhados a partir da versão Advance, caracterizados por uma temperatura de cor similar à da luz do dia, que reduz a fadiga visual e pela melhor iluminação que proporcionam.
Da mesma forma que na frente, a personalidade SUV do novo GLA foi reforçada na traseira, onde o para-choque conta com vincos mais fundos e é arrematado na parte de baixo por um protetor destacado. O conjunto posterior ganhou também grandes lanternas agora com tecnologia Stardust, derivada do Classe E, cujo design mais reto, e união por uma barra horizontal, aumenta a percepção de largura e volume do veículo.
O interior atraente do GLA, com materiais de alta qualidade, é realçado pelas novas cores e acabamentos dos bancos para as versões com motorização 200, assim como painéis de controle cromados. A tela central, sobre o console, é esguia e de fácil leitura, assim como os novos mostradores com ponteiros vermelhos. Os controles das teclas para os ajustes dos bancos nas portas, disponíveis a partir da versão Advance, ganharam pequenos toques de estilo e o compartimento porta-objetos do console central é circundado por uma moldura cromada.
Faróis e lanternas em LED
A partir da versão Advance, os faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como equipamento de série. O consumo de energia também é menor: cerca de 60% menos que nos faróis de xenônio e aproximadamente 70% menos que com lâmpadas alógenas. Os faróis baixos configurados com 34 watts trabalham com tecnologia de projeção de LED e o faixo principal com tecnologia de refletor de LED.
Na traseira a grande inovação do novo GLA com suas lanternas LED High Performance com função multinível e tecnologia Stardust, derivada do Classe E. As luzes de freios e os piscas são controlados em três intensidades: brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, para não incomodar outros usuários da via. Com essa função multinível, o GLA proporciona automaticamente o grau correto de brilho para todas as condições de iluminação e clima em todas as situações de tráfego. O controle das luzes é especialmente agradável para os outros motoristas nas paradas em semáforos ou em situações de engarrafamento, onde eles irão ter à frente luzes de freio e sinalização direcional não ofuscantes.
A linha GLA é mais uma família de modelos da Mercedes-Benz que impressiona por sua qualidade aerodinâmica e as alterações recebidas conseguiram melhorar ainda mais essa qualidade. As boas características de fluxo, que contribuem decisivamente para o menor consumo de combustível em condições de uso diário e para um agradável e discreto nível de ruído mesmo em altas velocidades, foram aprimoradas. Graças a várias medidas de otimização, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram melhorar o índice Cd dos prévios 0,29 para 0,28 – o melhor do segmento.
Motores e transmissão
O motor é um turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2,0 litros com 211 cv (250 Sport), e a transmissão é a automática 7G-DCT com dupla embreagem. Os dois motores têm como característica a excelente entrega de torque em baixas rotações, importante sobretudo para o trânsito urbano. O GLA traz de série também a função ECO Start/Stop.
Suspensão
Nas versões 1,6 litro e 2,0 litros do GLA a suspensão é a Off-road Comfort, que preserva as qualidades de dirigibilidade do modelo adequando-o, ao mesmo tempo, para as características exigentes das ruas e estradas do País, graças a um aumento de 30 milímetros na altura livre do solo. O GLA tem eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente.
A direção é eletromecânica com várias funções de assistência, como a ESP e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.
Sistemas de assistência
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold e a segunda é o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) que mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar. O GLA oferece também de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.
Para maior comodidade do condutor, a partir da versão Advance todos eles contam com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.
Ainda em termos de segurança, o Mercedes-Benz GLA é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.
As novidades em cada versão
Além das alterações no design externo, o GLA 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA.
O GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat.
O novo GLA 200 ff Advance também recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel ganhou requinte com o novo acabamento em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design, onde se destacam as costuras contrastantes. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em ARTICO e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.
A versão 200 ff Enduro tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.
O GLA 250 Sport agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. Esse material é característico no mundo do automobilismo, por dar maior aderência em uma condução esportiva. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo
sistema EASY-PACK.
Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.
O novo GLA chega aos concessionários do País com preços sugeridos de:
GLA 200 ff Style – R$ 158.900,00
GLA 200 ff Advance – R$ 175.900,00
GLA 200 ff Enduro – R$ 203.900,00
GLA 250 Sport – R$ 232.900,00
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900,00