* Por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para Porto Feliz – SP
a convite da Mercedes-Benz
o editor viajou para Porto Feliz – SP
a convite da Mercedes-Benz
Porto Feliz – SP – Um evento exclusivo marcou o lançamento para a imprensa especializada da segunda geração dos SUVs da Mercedes-Benz no Brasil; os novos GLC 250 4MATIC e GLC 250 4MATIC Sport que substituem os anteriores GLK e o GLE 400 4Matic Coupé; todos eles esportivos, mais elegantes e para todo tipo de terreno que em alemão signfica, “gelände variieren”; então, a sigla GL.
GLC 250
A sofisticação do novo GLC começa pelos modernos sistemas de assistência ainda mais eficientes. A nova suspensão adaptativa, as cinco opções dos modos de transmissão do sistema DYNAMIC SELECT e a tração integral permanente 4MATIC aumentaram não apenas o conforto de rodagem, mas também a agilidade esportiva do veículo – seja qual for a superfície em que esteja trafegando.
Visualmente, a carroceria segue a linguagem de design, que serve como parâmetro para futuras famílias de utilitários esportivos.
“Nosso novo GLC combina o máximo em conforto de rodagem com um toque esportivo, excelente dirigibilidade na estrada e fora dela, atraindo o olhar com um novo design e uma nova linha de equipamentos. Exemplo disso é o câmbio 9G-TRONIC que permite mudanças de marchas muito rápidas, resultando em grande benefício de eficiência. O modelo faz parte de uma nova proposta da Mercedes-Benz para a linha de SUVs, caracterizados por maior versatilidade e dinamismo, proporcionando uma experiência totalmente nova no segmento de utilitários esportivos”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina.
Estilo: dinamismo nas formas
O novo toque que foi dado ao modelo traduz uma filosofia de design que privilegia essencialmente a estética moderna sobre o clássico visual off-road. É um estilo que mistura um modernismo do design técnico aerodinâmico com o luxo da arquitetura retrô. Ficou muito bom!!!
Visto rapidamente, principalmente da traseira parece um coupé!
Sob o aspecto técnico, ele estabelece novas referências em todas as áreas. A capacidade off-road do SUV médio continua alta como sempre. A característica dianteira SUV, com um balanço curto e sucinto, vertical; a grade do radiador tridimensional com uma dupla travessa e a estrela da marca posicionada ao centro seguem a nova linguagem de design da Mercedes-Benz. Faróis marcantes (LED High Performance na versão Sport) dão ao GLC um visual autoconfiante que é enfatizado ainda mais por seu distinto design noturno. Os para-choques com protetores inferiores integrados, na versão Sport trazem um design especialmente esportivo da AMG.
De lado uma grande área envidraçada similar como disse anteriormente, a de um cupê, que juntamente com a distância entre eixos 118 milímetros maior, dá ao GLC um perfil elegante e alongado. Proteções em preto fosco nos para-lamas, rodas de liga leve com 18 ou 19 polegadas (na versão Sport) complementam o visual esportivo do modelo.
Interior com elegância e conforto
Sofisticação, elegância e conforto já é marca registrada da marca mas não é que a turma da estrela conseguiu inovar oferecendo uma atmosfera que remete ao bem-estar. Materiais de alta qualidade usados apresentando uma aparência artesanal como couro napa ou detalhes em madeira com poros abertos, detalhes meticulosamente acabados e uma agradável sensação ao toque, com muito espaço (80 litros a mais para as bagagens se comparado ao seu antecessor GLK).
Na versão Sport, o teto solar panorâmico reforça a sensação de luminosidade e arejamento do interior. Dois pontos fundamentais no desenho interno totalmente novo são o painel e o console central com suas linhas fluidas. O grande console em peça única se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços. O touchpad se acomoda ergonomicamente no console central. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central por meio do movimento dos dedos. O touchpad também permite entrar com letras, números e caracteres especiais manuscritos – em qualquer uma das línguas aceitas pelo COMAND Online. Um display de mídia posicionado no centro é parcialmente integrado acima do console central.
Outro detalhe de inovação é que o espaço útil interno melhorou muito tanto para os ocupantes da frente quanto os de trás; uma verdadeira sala de visitas.
O porta-malas agora é bem maior chegando a um total de até 1.600 litros de bagagem. A versão Sport conta ainda com o acionamento elétrico da tampa do porta-malas EASY-PACK, para maior facilidade de acesso.
Suspensão e conforto
A versão GLC 250 4MATIC conta com a suspensão AGILITY CONTROL, com molas de aço e sistema de amortecimento variável, enquanto a versão Sport conta com a suspensão Sport, mais firme e rígida, porém mantendo o conforto para os ocupantes do carro.
Motorização e dirigibilidade
O novo GLC 250 4MATIC será oferecido no Brasil em duas versões, ambas com as mesmas características técnicas, como o motor 2.0 de 211 cv, que faz de 0 a 10 km/h em 7,3 segundos, transmissão automática 9G-TRONIC e a tração integral permanente 4MATIC.
A versão Sport, topo de linha, diferencia-se pelo acabamento esportivo AMG Line interno e externo, além de uma série de equipamentos mais abrangente.
O sistema DYNAMIC SELECT chega com cinco modos de condução que são visualizados no display de mídia central.
Ambas as versões oferecem a tração integral permanente 4MATIC com divisão básica de torque de 45% por 55% do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Em conjunto com os sistemas de controle dinâmico de condução ESP, ASR e 4ETS, isto garante uma dirigibilidade superior e reações claramente previsíveis.
Câmbio 9G-TRONIC
O câmbio automático 9G-TRONIC com nove marchas é de série. Dependendo do modo escolhido no controle DYNAMIC SELECT, a transmissão automática com conversor de torque proporciona maior agilidade e respostas rápidas ou uma atuação mais suave. O potencial da nova transmissão é explorado em sua totalidade. Ela proporciona uma impressionante velocidade nas trocas e perfeitas transições para aceleração, assim como trocas suaves e quase imperceptíveis para uma condução agradável.
Segurança em primeiro lugar
O sistema ATTENTION ASSIST é de série como em todos os automóveis da Mercedes-Benz. A versão Sport é equipada com o sistema Intelligent Light System em LED e o Active Parking Assist (assistente de manobra) estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou perpendiculares.
Ambas as versões chegam aos concessionários neste mês de fevereiro com preços de R$ 222.900 e R$ 264.900 respectivamente.
GLE 400 4MATIC Coupé
Agora o GLE coupé que é o “must”; um SUV “puro sangue”; bom demais; adrenalina pura! Ao lado dos clássicos duas-portas das séries C, E e S e dos coupés de quatro portas CLS e CLA, o novo GLE Coupé combina a fisionomia e a agilidade típicas dessa família de veículos com a versatilidade e robustez de um utilitário esportivo.
No Brasil, o modelo conta além de todos os atributos do GLC descritos acima, com o potente motor biturbo V6 com injeção direta de gasolina, com 333 cv e 480 Nm a partir de 1.400 rpm, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 247 km/h, sistema de direção Sports Direct-Steer e os conhecidos sistemas de assistência ao motorista da marca. Com relação aos itens de segurança, ele é equipado com sete airbags, dos tipos: dianteiros de dois estágios, airbags laterais dianteiros, airbag para o joelho do motorista e windowbags.
Ele é fabricado na filial americana da marca o que já o qualifica como um modelo acima de qualquer outro. Ele é realmente um esportivo, bravo, robusto, sensação esta que você tem já ao primeiro contato. O som, é demais; as respostas do acelerador são espontâneas e diretas de todos os comandos! Porém, o GLE Coupé também pode proporcionar uma sensação superior de calma, associada a um dinamismo de condução mais sereno. Em geral, esses dois mundos opostos só podem ser experimentados em dois veículos separados – um ágil coupé esportivo ou um tranquilo e confortável SUV. No entanto, graças ao sistema DYNAMIC SELECT, o novo GLE 400 4MATIC Coupé combina esportividade e conforto.
Os cinco modos de condução do câmbio 9G Tronic, INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT+, são selecionados por meio da tecla rotativa localizada no console central e as marchas, podem ser acionadas pelo “Paddle Shift”. A partir daí o sistema dinâmico variável de controle ativa acertos pré-programados, integrando todos os sistemas de controle do veículo e gerando diversas combinações de parâmetros para cada experiência de condução. Os nomes falam por si: SPORT e SPORT+ transformam o GLE Coupé em um esportivo, com forte dinamismo linear e lateral. Nesses modos, a reconfigurada suspensão AIRMATIC é rebaixada, para uma condução ainda mais ágil e empolgante.
Já o modo COMFORT é o lado oposto do espectro. Essa opção dá ênfase aos parâmetros de bem-estar típicos dos sedãs Mercedes-Benz, proporcionando uma rodagem relaxante e sem esforço, aliada à maior eficiência energética possível, mostrando uma resposta suave aos comandos do condutor.
Quando o modo SPORT+ é selecionado, a personalidade do veículo muda imediatamente, as trocas de marchas feitas pelo câmbio 9G-TRONIC são marcadas acusticamente, especialmente nas reduções com a função de dupla-debreagem, e os instrumentos no painel respondem de forma mais rápida e precisa. O grande mostrador central indica a aceleração longitudinal e lateral, além do ângulo do volante, por meio de um gráfico automobilístico fotorrealista. O som do motor é poderoso e acentua acusticamente o modo esportivo.
A função SLIPPERY otimiza a dirigibilidade em superfícies com baixos coeficientes de atrito, como na lama, neve ou gelo. Além disso, o modo INDIVIDUAL permite ao condutor programar e registrar sua preferência pessoal em cada uma das estratégias de controle.
AIRMATIC com ADS Plus e Sports Direct Steer – suspensão pneumática
Além da inovadora configuração do trem de força, a suspensão pneumática AIRMATIC reprojetada especificamente para o GLE Coupé e oferecida pela primeira vez com o sistema de amortecimento variável ADS Plus garante uma condução extremamente estável. O sistema de amortecimento modifica suas características de acordo com o modo de condução selecionado.
As condições de condução são detectadas por meio de um sensor do ângulo do volante, quatro sensores de rotação nas rodas e também a velocidade detectada pelo sinal do ESP e do interruptor do pedal do freio. A unidade de controle utiliza esses sinais para ajustar continuamente a força de amortecimento necessária para cada roda, individualmente.
Internamente as mudanças ficaram por conta dos elegantes e confortáveis bancos esportivos, do volante esportivo compacto, assim como os itens de informação e entretenimento conhecidos das classes C, E e S. O display de informações é colocado em uma posição ergonômica ideal. As entradas de ar centrais, junto ao display, assim como as laterais, são emolduradas por um entorno prata escuro. No console central se encontra o COMAND Controller com o touchpad posicionado acima, em ótima posição ergométrica.
Pacotes de equipamento
O Active Parking Assist garante uma excelente visibilidade e auxilia em manobras para entrar ou sair de vagas longitudinais e perpendiculares. A visibilidade noturna também foi melhorada pelo LED Intelligent Light System, que é oferecido de série no modelo. Além disso, pela primeira vez o pacote de espelhos inclui a projeção da estrela da Mercedes-Benz no chão, ativada na abertura e fechamento do veículo, proporcionando mais segurança no embarque e desembarque em locais com pouca iluminação e visibilidade do solo; muito interssante e realmente útil.
O interior, extremamente grande para um coupé, oferece espaço para até cinco pessoas. O banco traseiro do GLE Coupé é o mais largo em sua categoria. Com volume máximo de 1.720 litros, o Coupé também oferece o maior compartimento de bagagem de sua classe e, coincidentemente, detém o recorde mundial entre os porta-malas de coupés.
A última geração do COMAND Online conta com um display TFT de 20.3 cm (8 polegadas) e um touchpad intuitivo. O equipamento também inclui um DVD player e o sistema de áudio Harman Kardon® Logic 7® .
Combinações de cores e materiais
Para o mercado brasileiro, o GLE Coupé apresenta um visual especialmente esportivo com o exterior AMG Line, incluindo os spoiler dianteiro e traseiro AMG e grandes rodas de liga leve com 21 polegadas. A versão Night tem a barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho. Ao mesmo tempo, a ampla variedade de cores sólidas e metálicas e as possibilidades quase ilimitadas do design interno aumentam o potencial de customização. Um total de nove cores é oferecido, sete delas metálicas, que são Preto Obsidian, Cinza Tenorita, Prata Iridium, Prata Palladium, Marrom Citrine, Azul Cavansite, Prata Diamante.
O interior oferece o mais alto nível de sofisticação Mercedes-Benz e pode ser configurado desde uma forma ambiciosa e esportiva ao clássico e elegante, dependendo do gosto pessoal. As opções vão do interior preto pérola, preto pérola com costuras vermelhas e porcelana e preto, todos no exclusivo couro NAPPA. O interior AMG Line transfere o visual esportivo para dentro do veículo com itens como os bancos esportivos AMG, o volante esportivo AMG, detalhes em couro napa e pedais esportivos de alumínio.
As duas versões do modelo, GLE 400 4MATIC Coupé e GLE 400 4MATIC Coupé Night já estão disponíveis nas revendas Mercedes de todo o Brasil, com preços sugeridos de R$ 415.900 e R$ 425.900 respectivamente. Em Belo Horizonte indicamos a concessionária Minas Máquinas.