New Fiesta EcoBoost com motor 1.0 turbo

* Por João Euclides Prata Salgado
New Fiesta EcoBoost com motor 1.0 turbo

* Viajou para Campinas/Mogi Guaçu – Sp
a convite da Ford

Campinas/Mogi Guaçu  - SP - A Ford lança no Brasil o New Fiesta  2017 com o motor EcoBoost de tecnologia global,  que vem sendo a cada dia cotado como o motor de mais tecnologia. Ele na sua versão 3.5 V6, equipando o Ford GT se saiu muito bem nas 24 horas de Le Mans; é um motor que já vem sendo premiado há cinco anos. No Brasil além de ser um  1.0 EcoBoost, ainda é de 3 cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, movido a gasolina, é o único  na história eleito três vezes consecutivas como “Motor Internacional do Ano” e cinco vezes na categoria até 1.0 litro, onde o  combustível é injetado direto na câmara de combustão através de injetores com seis furos.
Este modelo entra para concorrer no segmento dos hatchs compactos Premium, sendo uma ótima opção para quem busca um automóvel completo, moderno, eficiente e de última tecnologia em motor, com desempenho ágil, bonito e um tamanho ideal.
O motor EcoBoost combina tecnologias patenteadas para extrair máxima eficiência de um bloco compacto de três cilindros e tornou-se um ícone do chamado conceito de “downsizing”. A sua potência de 125 cv e o torque de 17,3 kgfm fazem dele o 1.0 turbo mais potente e forte do mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos; o que foi confirmado durante o teste drive realizado na pista do Autódromo Velo Cittá em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Outra boa notícia é que ele faz 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina, o que concedeu ao modelo, nota A e Selo Conpet do Inmetro, órgão que classifica os motores quanto à eficiência energética no País.
Segurança e conforto
Segurança e conforto no New Fiesta é tudo! A versão Titanium, traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave Ford Power, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência.

Tecnologia de ponta

O motor EcoBoost  além de tudo que mencionamos,  tem ainda uma  bomba variável de óleo, correia banhada em óleo, coletor integrado ao cabeçote, sistema duplo de aquecimento e arrefecimento e sistema de resfriamento dos pistões por jato de óleo; o turbo com solenoide, em vez da válvula “wastegate”, elimina o conhecido efeito turbolag – demora na resposta de potência quando se pisa no acelerador. O duplo comando de válvulas permite a otimização da combustão em diferentes regimes de trabalho. A injeção em alta pressão, com eletroinjetores, coloca o combustível na quantidade e no ponto ideal para a queima nos cilindros. O desenvolvimento do motor EcoBoost gerou mais de 275 patentes para a Ford – além de outras 200 inovações. A marca é hoje a fabricante com a maior oferta de tecnologia de motores turbo a gasolina com injeção direta.

Valor agregado

A chegada do New Fiesta 1.0 EcoBoost estabelece uma nova linha de compactos com valor agregado de conteúdo e tecnologia, e preço competitivo considerando os vários equipamentos disponíveis. A linha agora é formada pelas versões 1.6 SE, SEL e Titanium e 1.0 EcoBoost Titanium.
“Desde o seu lançamento, o New Fiesta global é um carro compacto aspiracional, com design e tecnologias diferenciadas dentro da categoria”, diz Guy Rodriguez, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford. “A chegada do motor EcoBoost contribui para mantê-lo como um carro desejado e muito acima dos competidores.”
Já o New Fiesta SE, com motor 1.6 Sigma e transmissão manual de cinco velocidades, traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, alarme volumétrico, som MyConnection geração 3 e computador de bordo, por R$51.990.

A versão SEL, com motor 1.6 Sigma e câmbio manual ou sequencial, acrescenta controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento global e chave de segurança MyKey. Sai por R$58.790 com transmissão manual e R$64.990 com a sequencial.

A versão Titanium também é disponível com motor 1.6, com os mesmos equipamentos do Fiesta EcoBoost e sai por R$70.690, ambas com transmissão sequencial. Neste momento, a Ford não está disponibilizando para as vendas no varejo a versão com o motor 1.5 na linha New Fiesta.

Família global

A família de motores EcoBoost faz sucesso hoje em veículos da Ford de todos os segmentos ao redor do mundo. Ela é formada por sete modelos: 1.0 de três cilindros; 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 de quatro cilindros; e os poderosos 2.7 e 3.5 V6.
Ela também equipa modelos esportivos e de competição, como o Focus RS, a F-150 Raptor e o novo Ford GT, que acaba de vencer as 24 Horas de Le Mans, a corrida de resistência mais famosa do mundo, mostrando a versatilidade da tecnologia quando se deseja privilegiar a performance.
Com o motor 1.0 EcoBoost e transmissão automática sequencial, o preço do Ford Fiesta é de R$71.990.