Nissan LEAF percorre 370 km no modo condução autônoma no Reino Unido
Reino Unido - Um projeto de pesquisa baseado no Reino Unido e com foco nas últimas tecnologias para veículos autônomos completou com sucesso um trajeto de 370 km (230 milhas) em estradas britânicas, no modo autonavegação. Chamado de ‘HumanDrive’, o projeto é financiado em conjunto com o governo britânico por meio do Centro de Veículos Autônomos e Conectados (Centre for Connected and Autonomous Vehicles – CCAV) e da agência britânica para a inovação (Innovate UK), além de outros nove parceiros do consórcio. O financiamento conjunto do projeto totalizou cerca de R$ 75 milhões (13,5 milhões de libras). O projeto de pesquisa completou com sucesso dois testes. Um deles foi o trajeto ‘Grand Drive’, de 370 km no modo autonavegação em estradas no Reino Unido, por meio do uso de tecnologia avançada de posicionamento. O outro, uma atividade em pistas de testes, que explorou a condução reproduzindo os padrões de comportamento humano por meio do uso de aprendizado de máquina, para melhorar a experiência do usuário. Unidades do Nissan LEAF estavam entre os veículos de teste, que foram equipados com GPS, radar e tecnologias de câmeras que formam uma percepção do entorno. Utilizando esse arredor, o sistema pode tomar decisões sobre como navegar pelas estradas e obstáculos encontrados durante o trajeto.
O Projeto Grand Drive em Detalhe
O primeiro elemento do projeto foi o ‘Grand Drive’, trajeto se estende de Cranfield, no Condado de Bedfordshire, até Sunderland, cidade onde está localizada a fábrica da Nissan no Reino Unido. Esta conquista foi possível após a realização de um trabalho de 30 meses pelo consórcio ‘HumanDrive’ – uma equipe liderada por engenheiros da Nissan no Reino Unido, que trabalharam em parceria com membros do consórcio. Um dos aspectos-chave do projeto foi o desenvolvimento de um sistema avançado de controle para veículos autônomos. É importante garantir que os futuros sistemas avançados de condução autônoma proporcionem uma experiência familiar e confortável para os clientes, na medida em que a sociedade evolui para um futuro mais conectado e autônomo. O trajeto de 370 km colocou em prática as lições aprendidas em uma série de situações de condução, permitindo cruzar estradas vicinais que possuem pouca ou nenhuma sinalização na pista, além de cruzamentos, rotatórias e vias expressas. A tecnologia autônoma foi ativada durante o trajeto para mudar de faixa, transitar em intersecções, parar e dar a partida, quando necessário. A rota Grand Drive foi completada com sucesso em 28 de novembro de 2019, com dois engenheiros a bordo, que monitoraram as ações do veículo ininterruptamente. Ambos receberam treinamento completo para conduzir testes em veículos autônomos, ficando um sentado no banco do motorista e pronto para assumir o controle se necessário, enquanto o segundo supervisionou os sistemas de monitoramento e controle do carro. Também foi conduzida com o know-how e suporte de todos os departamentos de tráfego pertinentes.
Bob Bateman, Gerente de Projetos no Nissan Technical Centre Europa, comentou:
“O projeto HumanDrive nos permitiu desenvolver um veículo autônomo que pode enfrentar os desafios encontrados nas estradas britânicas, que têm características próprias, como rotatórias complexas e estradas vicinais de alta velocidade, sem linhas demarcatórias das faixas de tráfego ou meio-fio”. O projeto Grand Drive pôde ser concluído graças ao trabalho conjunto dos membros do consórcio, que investigaram como a condução autônoma pode emular um estilo de condução natural, semelhante ao comportamento humano.
O Projeto HumanDrive e o Aprendizado de Máquina
A segunda parte do projeto HumanDrive estudou como as tecnologias de Inteligência Artificial por aprendizado de máquina podem melhorar a experiência do usuário e o conforto dos passageiros de veículos autônomos e conectados. Os veículos-piloto que completaram os testes com sucesso em pistas fechadas também foram equipados com sistemas de inteligência artificial desenvolvidos pela Hitachi Europe Ltd., que também é membro do consórcio, permitindo o aprendizado de máquina em tempo real. Ao compilar um conjunto de dados (dataset) de situações de trânsito e soluções previamente programadas, o sistema pode utilizar esta ‘experiência aprendida’ para lidar com situações semelhantes no futuro, traçando um trajeto seguro em torno de um obstáculo. Estas tecnologias foram submetidas a um processo robusto de testes, tendo sido desenvolvidas por meio do uso de uma série de recursos, incluindo simulação, equipamentos no circuito (hardware-in-the-loop ou HIL) e pistas de testes.
Nadhim Zahawi, Ministro dos Negócios e da Indústria, comentou:
“Completar de forma segura o mais longo trajeto em modo autônomo no Reino Unido é uma conquista incrível para a Nissan e o consórcio HumanDrive, além de ser um grande passo para a introdução de carros autônomos nas ruas britânicas. “Este projeto é um exemplo incrível de como a indústria automotiva pode trabalhar com o governo para propulsionar a tecnologia em benefício da mobilidade das pessoas, além de ajudar a reduzir as emissões de carbono”.
George Freeman, Ministro do Futuro do Transporte, comentou:
“O Reino Unido está rapidamente se tornando líder em tecnologias de gestão de tráfego e veículos automatizados e inteligentes, um grande setor mundial que deve criar milhares de empregos”. “Nosso relatório Futuro da Mobilidade: Estratégia Urbana (Future of Mobility: Urban Strategy) está servindo de base para a inovação nos transportes, para um transporte mais limpo, inteligente e respeitoso do meio ambiente. O projeto HumanDrive da Nissan é um exemplo incrível de como poderá ser a próxima fase da revolução dos transportes no Reino Unido”. O projeto HumanDrive também foi além do desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma. A pesquisa também teve como foco melhorar as funcionalidades de cibersegurança em veículos equipados com dispositivos de condução autônoma, desenvolver metodologias de testes e segurança para testar a condução autônoma no Reino Unido e investigar as implicações dos veículos equipados com condução autônoma no sistema de transportes como um todo.
O Projeto HumanDrive e a Nissan
Mesmo que, por enquanto, o projeto de pesquisa continue baseado no Reino Unido, as lições aprendidas com o projeto ‘HumanDrive’ ajudarão a alimentar futuros sistemas de condução autônoma. Hoje, todos os novos modelos Nissan LEAF, JUKE, X-Trail e Qashqai estão disponíveis com o sistema ProPILOT, uma tecnologia da Nissan Intelligent Mobility que melhora o controle do motorista ao fornecer assistência nas situações de aceleração, frenagem e esterçamento. O sistema funciona em uma única faixa de rodagem em vias expressas, sendo otimizado para a condução em velocidades mais altas ou mais baixas, em congestionamentos. Ao libertar os motoristas de alguns dos fatores mais corriqueiros da condução, o sistema ProPILOT ajuda a reduzir a fadiga e o estresse, melhorando a segurança, o controle a confiança. David Moss, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa & Desenvolvimento na Nissan Europa, falou: “A visão Nissan Intelligent Mobility tem como objetivo desenvolver tecnologias de condução autônoma para uso em todos os nossos carros, em qualquer área do mundo. Agora, estamos abrindo caminho para explorar este projeto de pesquisa bem-sucedido no Reino Unido, em um momento em que a sociedade evolui para um futuro mais autônomo, mais elétrico e mais conectado”.
Áreas de expertise dos parceiros do consórcio no projeto HumanDrive
Nissan: Principal parceiro e líder de desenvolvimento de veículos autônomos (AV)
Hitachi: Inteligência Artificial (IA) para fornecer percepção e controle semelhante ao comportamento humano
Universidade de Leeds: Compreensão dos padrões humanos de condução e sua aplicação na tecnologia de veículos autônomos, além de desenvolver um modelo de riscos de condução
Connected Places Catapult (CPC): Gestão do projeto, atividade de marketing e comunicação, disseminação e elementos do plano de segurança (safety case) do projeto
HORIBA MIRA: Fornecedora de instalações de testes e suporte em relação aos aspectos de segurança do projeto
SBD Automotive: Suporte aos estudos em cibersegurança e Interface Homem-Máquina (IHM) para AVs
Universidade de Cranfield: Fornecedora de instalações de testes e suporte às demonstrações de veículos autônomos
Atkins Ltd: Fornecedora de um Framework de Cibersegurança
Aimsun Ltd: Estudos de impacto dos veículos autônomos no sistema de transportes
Highways England: Compreensão das necessidades de infraestrutura para a introdução dos veículos autônomos
Nicola Yates (OBE), CEO da Connected Places Catapult
“O projeto HumanDrive para Veículos Autônomos & Conectados é uma fantástica demonstração da capacidade do Reino Unido de entregar projetos de inovação do mais alto nível no mundo. O projeto HumanDrive reuniu um consórcio de nível mundial incluindo grandes, médias e pequenas empresas e a academia, levando a tecnologia de condução autônoma a um novo patamar em termos de adaptabilidade, segurança e conforto de condução, cobrindo inúmeros cenários diferentes em termos de pista, com um posicionamento natural na via. A agência Connected Places Catapult teve a honra de utilizar nossa expertise junto com nossos parceiros no desenvolvimento e implementação desta tecnologia de ruptura, que tem o potencial de dar um verdadeiro passo adiante em nossa capacidade de conectar as pessoas”.
Mark Brackstone, Gerente de Projetos de Pesquisa, AIMSUN
“A Aimsun tem pesquisado os possíveis impactos dos veículos autônomos conectados (CAVs), por meio do uso de modelos microscópicos de simulação da Malha Viária Estratégica (Strategic Road Network – SRN) da Inglaterra. Examinamos o impacto dos CAVs nos grupos dos veículos e usuários do trânsito, com diferentes porcentagens e tipos de veículos equipados com o sistema, para verificar como eles afetam a velocidade e densidade do trânsito, tanto de CAVs como de não CAVs. Com isso, fornecemos aos stakeholders dados para estimativas básicas de custo-benefício, para avaliar os passos necessários ao planejamento da introdução de CAVs na malha viária”.
Dr. Wolfgang Schuster, Diretor Técnico de Mobilidade Inteligente, Atkins
“O projeto HumanDrive contribuiu de forma significativa na definição dos padrões para um framework de cibersegurança, o que será fundamental no desenvolvimento de frameworks de certificação ponta-a-ponta para o futuro do ecossistema da mobilidade. Acho que é correto dizer que o projeto HumanDrive deu um grande passo para oferecer segurança e proteção ao processo de introdução dos CAVs nas ruas britânicas”.
Professor James Brighton, Diretor do Centro de Engenharia Automotiva Avançada, Universidade de Cranfield
“O papel da Universidade de Cranfield neste projeto foi desenvolver formas de mensurar o comportamento de condução semelhante ao dos seres humanos e verificar se isso se reflete no estilo de condução autônoma dos carros. Nosso ambiente ‘inteligente’ de testes de rodagem multiusuário para inovação em veículos autônomos (Multi-User Environment for Autonomous Vehicle Innovation – (MUEAVI), o primeiro deste tipo no Reino Unido, criado junto a um aeroporto de pesquisas dentro do ambiente controlado de um campus universitário – foi amplamente utilizado durante todo o projeto para analisar e afinar os sistemas de controle e percepção dos veículos autônomos que produziram as características de condução semelhantes às dos humanos. O projeto também deu aos nossos estudantes de Mestrado em Engenharia Automotiva e Mecatrônica uma oportunidade de ter uma experiência prática com a tecnologia que definirá a próxima geração de veículos automotores”.
Dra. Joanna White, Diretora de Sistemas de Transportes Inteligentes, Highways England
“Ficamos muito felizes de fazer parte do consórcio HumanDrive e recebemos com prazer a oportunidade de nos envolvermos neste interessante projeto. Tivemos duas funções: garantir que o teste fosse realizado de forma segura em nossa rede e trabalhar com a Aimsun para modelar o impacto dos veículos autônomos em nossa rede. Em nosso papel de operador da rede, apoiamos uma série de projetos, como parte de nosso programa de vias digitais, o que nos vai nos ajudar a definir como será o sistema viário do futuro, auxiliando o movimento das pessoas e mercadorias pelo sistema viário e conectando melhor o país”.
David McClure, Diretor de Cibersegurança, SBD Automotive
“O projeto HumanDrive ajudou a colocar o Reino Unido no mapa em termos de desenvolvimento de veículos autônomos e, principalmente, fazer com que as mentes tivessem como foco fazer com que a experiência de condução fosse a mais próxima possível daquela em um carro dirigido por um ser humano. O papel da SBD no projeto foi pensar nas ciberameaças que uma versão de produção do sistema HumanDrive poderia enfrentar, além de desenvolver um conceito de segurança abrangente, que ajudará a proteger os futuros veículos autônomos de ataques maliciosos. Como especialistas em veículos autônomos e conectados, a SBD Automotive está em um nicho em comparação com empresas de cibersegurança mais generalistas. Pretendemos usar nosso envolvimento no projeto HumanDrive para uma conscientização de nossa capacidade, bem como diferenciar ainda mais nossos serviços do mercado de massa de empresas genéricas de testes de intrusão”.
Richard Hillman, Engenheiro-Chefe de Veículos Autônomos e Conectados, Horiba Mira
“Com o projeto HumanDrive a HORIBA MIRA pôde desenvolver nossa capacidade de replicar, em um ambiente seguro e controlado de nosso centro de testes, os cenários complexos vistos em via pública, bem como desenvolver um processo para interrogar a funcionalidade de um veículo autônomo de forma abrangente e eficiente. O projeto HumanDrive não apenas demonstrou que o Reino Unido é um local incrível para testar veículos autônomos, com algumas estradas desafiadoras e um forte suporte do governo, mas também fomos além dos limites em relação ao que estes sistemas autônomos podem fazer. O aprendizado obtido com o projeto está ajudando a orientar debates nacionais e internacionais em torno da segurança e proteção dos veículos autônomos e conectados e suas futuras regulamentações”.