Nissan transforma seu design automotivo

Nissan transforma seu design automotivo para levá-lo para dentro da casa dos clientes

Blast_Image-source copiaAmérica do Sul - “Imagine um futuro descolado e sustentável”: com este slogan, a Nissan abriu as portas do “The Box”, seu Estúdio de Design, localizado no Brasil, para mostrar na São Paulo Design Week o seu novo “Projeto Alpha”, uma iniciativa que responde à necessidade de inovar e criar novos produtos de maneira sustentável.

John Sahs, designer-chefe da Nissan América do Sul, afirmou que para nós é um orgulho estar mais uma vez presente neste evento. Eu sempre gosto de ver como o design desempenha um papel importante na vida das pessoas, fazendo uma conexão de forma que a inovação e o progresso contribuam para que nossa sociedade evolua de forma positiva. No design automotivo, nós buscamos muitas referências na arquitetura, mobiliário e design de interiores, com o objetivo de levar bem-estar da casa ao carro. É sempre inspirador participar de mostras como esta”.

NDLA DW_Team.zip-source copiaPelo segundo ano consecutivo, a Nissan foi a única marca automotiva presente na feira de design mais importante de América Latina, para mostrar o novo trabalho realizado em parceria com relevantes importadores de materiais automotivos, design houses e instituições de ensino, como Instituto Mauá de Tecnologia, Icon Design Studio, Aunde Group, Seiren Automotive e Sage Automotive Interiors, para criar peças de design únicas a partir de materiais reciclados da indústria automotiva.

Entre os produtos apresentados estão:

  • Poltrona Cupcake “CHOCOGRAY” (também conhecida como CP02A): é um protótipo que utiliza materiais reciclados da indústria automotiva. Esta proposta nasceu em parceria com a Aunde Group Brasil, sob a orientação de cores de Leticia Bonjiorno, design de cores e materiais do Estúdio de Design da Nissan (NDLA), com a colaboração de Dinard da Mata, gerente de Design do Aunde Group. O design da poltrona foi criado pelo arquiteto do NDLA, Luiz Martins.
  • Poltrona Cupcake “SUGAR WHITE” (também conhecida como CP02B): é um protótipo criado usando materiais recicláveis da indústria automotiva. O projeto é uma parceria com a Seiren Brasil, sob a orientação de cores de Leticia Bonjiorno, designer do NDLA, com a colaboração de Keith Rocha, designer de cores e materiais da Seiren. O design foi criado pelo arquiteto do NDLA Luiz Martins.
  • Mesa de café Nano: uma criação do Icon Design Studio em parceria com o NDLA e a SAGE Automotive Interiors. A mesa Nano utiliza métodos de fabricação tradicionais similares ao do mundo automotivo. A superfície de alto brilho é feita de fibra de carbono. O centro contrastante apresenta um material reciclado fornecido pela SAGE, sob a orientação da designer de cores e materiais Talita Dourado.
  • Cadeira Lounge MD01: o protótipo foi realizado em parceria com o Aunde Group Brasil. A poltrona foi desenhada pelo arquiteto do NDLA Luiz Martins e é outro exemplo de design sustentável, que utiliza materiais reciclados da indústria automotiva. Os materiais foram fornecidos pelo Aunde Group sob a orientação da gerente de design, Dinard da Mata. A seleção de cores e materiais foi feita pela designer de cores da NDLA, Letícia Bonjiorno.

Design e Protótipos na mão dos estudantes

Junto com o Projeto Alpha, o NDLA criou um curso extracurricular do Instituto Mauá de Tecnologia chamado PAE (Projetos e Atividades Especiais), no qual participaram 25 estudantes divididos em 5 grupos, formados por alunos de design e engenharia de todos os níveis. O curso foi realizado durante 10 semanas, que foram dedicadas à criação de conceitos, esboços de design e apresentações finais. Os fornecedores automotivos, como Aunde Group, Seiren Automotive e Sage Automotive Interiors, realizaram apresentações sobre seu processo sustentável e como estavam utilizando materiais reciclados para criar um negócio sustentável. Finalmente, dos cinco grupos de estudantes, dois foram selecionados para apresentar seus protótipos no Estúdio de Design da Nissan no último dia 13 de novembro.

Durante a edição 2020 da São Paulo Design Week, todos os projetos realizados pela Nissan foram apresentados virtualmente, por meio da conta de Instagram do Estúdio de Design da Nissan, para os mais de 1.800 seguidores presentes durante esta semana de inovação e design.

O Estúdio de Design da Nissan anunciou em setembro de 2020 a ampliação de sua oferta de serviços de consultoria de design para fora da área automotiva, incluindo produtos de mobilidade, design de interiores, comunicação visual, entre outros, em benefício de todos os setores da indústria, com o objetivo de inspirar inovação e paixão em muitos aspectos da vida dos consumidores.

Como parte do Nissan NEXT, o plano de transformação global da companhia, a marca reafirma seu compromisso de inovar constantemente em diferentes setores da indústria para as novas gerações. E tem o objetivo de seguir no caminho no qual a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade serão os pilares de seu futuro.

Image 1-source copiaImage 2-source copiaImage 3-source copiaImage 6-source copiaImage 4-source copiaImage 8-source copiaIMG_2673-source copia