Novo Citroën C3 PureTech – Economicamente correto

* Por João Euclides Prata Salgado
Novo Citroën C3 PureTech – Economicamente correto
* Participou do evento a convite da Citroën
Belo Horizonte – MG -  A Citroën lança no mercado nacional uma nova versão de seu modelo sucesso, o compacto Premium C3. Agora com o novo motor PureTech flex, com 1,2 litro e três cilindros. Com isto a Citröen entra definitivamente na era do downsizing.  Não só qualidade mas também economia pois o C3 PureTech flex acaba de receber o selo de mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO. Este motor o torna ainda mais adequado para uso nas grandes cidades, mantendo os atributos de desempenho e conforto que consagraram o C3 ao longo de sua trajetória no mercado nacional. Tudo isso por valores bastante atraentes, a partir de R$ 46.490,00.
Mais econômico, com menor emissão de poluentes e igualmente ágil nas cidades e estradas, o motor PureTech 1.2l FLEX substitui o motor de 1,5 litro Flex nas versões Origine, Attraction e Tendance, dando sequência à estratégia de downsizing (que prevê motores menores e mais eficientes) iniciada com sucesso no sedã C4 Lounge. Visualmente, a única alteração nos novos Citroën C3 com o novo motor é a aplicação do monograma “PURETECH” na tampa traseira, abaixo da lanterna esquerda.
Beneficiado por tecnologias de última geração – como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor, duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros -, o novo motor PureTech 1,2l Flex tem o melhor nível de consumo entre os motores existentes no mercado. Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modelo até 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.

Com o novo motor, o C3 também ganha em agilidade no trânsito urbano, graças à sua ampla disponibilidade de torque – 127 Nm a 2.750 rpm – e potência  - 90 cv a 5.750 rpm com etanol.
“Equipamos nosso C3 com um motor que é reconhecido internacionalmente por sua alta tecnologia e eficiência energética. Além disso, estamos oferecendo um pacote de serviços diferenciado e exclusivo, que tornará o modelo um dos mais competitivos de seu segmento”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.
No Citroën C3 PureTech, os índices de consumo urbano ficaram em 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).
Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças à disponibilidade do torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). Já a potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.
“Devido à grande elasticidade do novo motor, o C3 PureTech exige poucas reduções de marchas no anda-e-para das grandes cidades. Ele vai surpreender nossos clientes, principalmente pelas boas retomadas de velocidade”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.
Desenvolvido no Brasil
Antes de chegar ao mercado, o motor fabricado no Centro de Produção de Thémery, na região leste da França, passou por uma longa fase de testes para se adequar às condições brasileiras. Foram mais de 400.000 quilômetros rodados para validação do motor e adaptação ao veículo, além de 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor).