* João Euclides P Salgado de Mendoza – Argentina
Mendoza – Argentina – Para se manter como o carro mais vendido da Ford no Mundo, o Novo Focus 2014 chega ao mercado brasileiro com muita tecnologia, sofisticação, performance e conforto. Disponível a partir de outubro no País, a linha exibe um design esportivo nos modelos Sedan e Hatch.
Por ser um carro global, o Novo Focus traz tecnologias de segmentos superiores para a sua categoria. “Ele introduz um novo patamar de inovação, desempenho e eficiência para atender uma ampla gama de consumidores”, afirma Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
O modelo impressiona pela sua inovadora motorização e transmissão, além de equipamentos de última geração desde as versões iniciais até as topo de linha. Os preços partem de R$60.990 em três versões de acabamento e conteúdo: S, SE e Titanium nas opções de motores 2.0 com injeção direta flex ou 1.6 com duplo comando variável flex e transmissões sequencial PowerShift ou manual.
A Ford investiu no Novo Focus para ser a bandeira de tecnologia da marca no mundo e, hoje, é uma referência em seu segmento por dispor de; seis airbags; piloto automático e limitador de velocidade eletrônico; transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem ou transmissão manual de cinco velocidades; SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, além de uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes; motores, de alumínio 2.0 Duratec Direct Flex com injeção direta de 178 cv com etanol e 1.6 Sigma TiVCT Flex de 135 cv com etanol, sistema de suspensão independente (traseira Multilink); chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e bancos com ajuste elétrico em seis posições; sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento; faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar; rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo.
“O Novo Focus é o automóvel de maior sucesso da Ford no mundo e líder global de vendas, com mais de 1 milhão de unidades em 2012. Ele completa a presença da marca em todos os continentes, destacando-se no segmento mais competitivo do mundo, tanto em termos de volume de vendas como de imagem, com um produto moderno, eficiente e inovador”, diz Steven Armstrong.
Motores, transmissões, suspensão
As duas novas opções de motores – 2.0 Duratec Direct Flex e Sigma 1.6 TiVCT Flex – são outros exemplos de alta tecnologia. Com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, eles aprimoram o desempenho sem deixar de lado a economia.
O 2.0 Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de válvulas independente e variável, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele é o primeiro flex com injeção direta no mundo e não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressão do motor. O alto torque da versão 2.0 dá agilidade ao Sedan e uma pegada esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua condução empolgante.
O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema “Easy-Start”, que também dispensa o tradicional “tanquinho” na partida a frio.
O conjunto de suspensão independente do Novo Focus é leve, eficiente e atende os requisitos de estabilidade e conforto para quem gosta de uma condução firme e com o carro na mão. A traseira é do tipo Multilink, que reforça o conforto e o controle total do veículo. A disponibilidade da direção elétrica acrescenta prazer e segurança ao dirigir.
Tecnologia, segurança, conectividade
O Novo Focus impressiona pela tecnologia de ponta. Dispõe de segurança ativa e passiva para evitar acidentes e proteger os ocupantes. É um veículo classificado com cinco estrelas na Europa (EU-NCAP), nos Estados Unidos (NHTSA) e Ásia (C-NCAP) e foi projetado para alcançar os mesmos parâmetros no Latin NCAP, que regula a segurança dos veículos na América Latina.
Além de freio ABS com distribuição eletrônica (EBD) e auxílio em frenagem de emergência (EBA), ele oferece, conforme a versão, dois, quatro ou seis airbags – frontais, laterais e de cortina. O sistema AdvanceTrac tem controle eletrônico de estabilidade e tração e controle de torque em curvas, que evita a perda de tração na aceleração.
Todas as versões possuem faróis com temporizador (Follow me Home), que mantém as luzes acesas por alguns segundos após o carro ser estacionado para iluminar o caminho, assim como o sistema ISOFIX para cadeiras infantis e limpadores de para-brisa tipo “Butterfly”, com duplo motor e palhetas cruzadas, mais eficientes na varredura.
Farol de neblina traseiro, travamento automático das portas e sistema de alerta pós-acidente, com acionamento automático das buzinas e luzes de emergência em caso de acidente, também são de série.
Piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus estão entre os opcionais. Faróis de Xenon com regulagem automática de altura e faróis auxiliares em curva fazem parte da versão Titanium.
Entre os equipamentos inteligentes e inéditos na categoria que o Novo Focus oferece está o sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), que monitora o caminho para detectar espaços vazios e manobra o carro na vaga sem que o motorista precise tocar no volante.
Toda a linha vem com sistema de conectividade SYNC Media System com comandos de voz em português para áudio e telefone, e conforme a versão, com tela de 3,5, 4,2 ou 8 polegadas. Esta última, sensível ao toque, faz parte do SYNC Media System com MyFord Touch oferecido na versão Titanium, com sistema de navegação, duas entradas USB, entrada RCA de áudio/vídeo, Sony Premium Sound com nove alto-falantes e mais uma tela multifuncional colorida de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, além de comandos de voz para telefone, áudio, climatização e navegador.
Câmera de ré, chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, ar-condicionado automático e digital com controle de temperatura individual para o motorista e o passageiro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis são outros itens das versões completas.
Design, interior, cores
A nova linha Focus impõe uma atitude esportiva. O Sedan remete aos mais modernos cupês e o Hatch destaca-se pelas linhas rápidas. A linha adota um design avançado, caracterizado pelas formas fluidas e expressivas.
A frente é imponente e aerodinâmica. A linha lateral tem um jogo de luz e sombra que destaca o refinado trabalho de superfície. A traseira curta do Sedan e a rasante do Hatch, ambas de grande esportividade, reforçam a personalidade de cada modelo, resultado de um projeto concebido desde o início para apresentar carrocerias diferentes e únicas.
As rodas de liga leve, de 16 ou 17 polegadas, têm desenho esportivo. O acabamento em preto de alto brilho adiamantado na versão Titanium traz ao Brasil a mais nova tendência europeia de rodas, criando um novo paradigma na categoria.
Os dois modelos têm faróis e lanternas traseiras com o efeito de uma joia. Ou seja, têm um tratamento apurado e composição de luzes e brilhos que, além de funcionais, são projetados para transmitir qualidade de classe superior.
O interior do Novo Focus é um capítulo à parte. Suas linhas ergonômicas envolvem o motorista e criam um ambiente elegante, moderno e sofisticado. O uso expressivo de cores, materiais suaves ao toque e a atenção aos detalhes contribuem para o seu padrão excepcional de conforto. O painel é confeccionado com espuma injetada de alta qualidade.
O ambiente de tecnologia é destacado pela cabine em estilo cockpit, eficiente e que propicia excelente sensação a bordo. O grafismo dos instrumentos e a tela do SYNC acrescentam elementos estéticos modernos ao veículo.
A linha oferece oito cores externas: as sólidas branco Ártico e vermelho Bari, a metálica prata Geada e as perolizadas preto Gales, azul Mônaco, prata Atenas, cinza Novara e cinza Ubatuba.
Conteúdo
O Novo Focus oferece o melhor conjunto da categoria, com versões criadas para atender diferentes perfis de clientes.
O modelo Hatch oferece duas opções de motores: 2.0 com transmissão sequencial PowerShift nas versões SE e Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissão manual de cinco velocidades ou PowerShift (opcional).
O Sedan vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium.
Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por R$3.000 traz: seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.
O topo de linha Titanium também tem um pacote de opcionais Plus, composto por faróis de Xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, por R$8.000.
* O jornalista viajou a convite da Ford