(*) por João Euclides Prata Salgado,
o editor viajou para o São Paulo – SP a convite da Subaru
o editor viajou para o São Paulo – SP a convite da Subaru
São Paulo – SP - A Subaru brasileira que tem a CAOA, como importadora oficial dos veículos da marca, acaba de receber e iniciar a comercialização dos novos Subaru Legacy e Subaru Outback.
Os dois modelos estão coberto por uma garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem, revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra com intervalos de 10.000 km.
Subaru Legacy
A marca mundialmente conhecida é cobiçada e sonhada por muitos, por reunir amplo espaço interno, design moderno, elevado padrão de acabamento, eficiência, segurança, conforto e potência, aliás, muita potência!
Segundo Flavio Padovan, Diretor Geral da SUBARU no Brasil, “o segmento de Sedans Premium é um dos mais importantes do mercado brasileiro, não só pelo volume de vendas, mas também por servir como vitrine para as marcas apresentarem aos consumidores o que há de mais moderno e avançado em sua gama de produtos. O SUBARU Legacy traz, entre outros diferenciais, segurança, tecnologia, inovação, requinte, conforto e amplo espaço interno, atributos que lhe garantem uma importante vantagem quando comparado aos seus principais concorrentes diretos”, completa o executivo”.
Com 4.796 mm de comprimento (41 mm a mais que o seu antecessor), 2.750 mm de distância entre-eixos e 1.500 m de altura total (redução de 5 mm quando comparada com a versão anterior), o novo Legacy oferece um generoso espaço interno, capaz de acomodar, com conforto, cinco pessoas e acondicionar 506 litros de bagagens (VDA).
O veículo será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, com ampla lista de itens de série que incorpora: sete air bags, teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, dupla saída de escapamento com ponteiras esportivas, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica dos bancos com memória de ajustes para o assento do motorista, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e rebatimento dos bancos traseiros em 60/40.
Motor
Ele chega equipado com o famoso motor Boxer 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, que atinge a potência máxima de 256 cv a 6.000 rpm e torque de 35.7 kgfm a 4.400 rpm. Esse propulsor se destaca pelo elevado desempenho, baixo nível de emissão de poluentes, reduzido consumo de combustível e alta durabilidade.
A motorização Boxer 3.6R trabalha em conjunto com uma caixa automática HCVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas por meio de paddles shifts instaladas atrás do volante, com três modos de condução: Intelligent (I), Sport (S) e Sport Sharp (S#) para conduções de acordo com a necessidade de cada motorista e situação.
Design
Durante o desenvolvimento do desenho externo do SUBARU Legacy, a equipe de designers da marca procurou realçar, em um desenho moderno e robusto, algumas das principais virtudes da SUBARU, tais como: excelente visibilidade, amplo espaço interno, robustez, performance e elevado nível de segurança, sem que isso represente abrir mão do requinte.
A dianteira, mesmo vista a distância, possui um desenho marcante, legítimo dos veículos SUBARU. Destaque para a imponente entrada de ar frontal, em formato hexagonal e que ostenta o logotipo SUBARU.
A parte traseira do Legacy é realçada pelo imponente porta-malas, com capacidade para transportar até 506 litros de bagagens (VDA). As lanternas em LED são inéditas e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao para-choque. O grande friso cromado na tampa do porta-malas e a dupla saída de escapamento confirmam a vocação Premium deste sedan.
Interior: Compromisso máximo com o conforto
Requinte e segurança em equilíbrio são as marcas essenciais do novo SUBARU Legacy. Seu foco busca consumidores de um carro moderno, confortável e espaçoso, além de privilegiarem o bem-estar.
A ergonomia foi pensada nos mínimos detalhes. O motorista conta com um posto de condução que ressalta o prazer de dirigir, com assentos ergonômicos que “seguram” o condutor nas curvas, ajustes de altura e inclinação, além de serem revestidos de couro.
O volante traz controles de áudio e Bluetooth®, enquanto o quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout moderno. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “regulador eletrônico de velocidade”, tempo de condução, marcha selecionada, eventuais alertas de falhas e ajustes gerais do veículo. O quadro de instrumento pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor, que pode escolher entre dez tonalidades de cor diferentes dos LEDs que o compõem.
Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar elétrico é bastante amplo, com 785 mm de comprimento e 345 mm de largura, o que contribui para a elevada luminosidade interna.
Segurança
O novo Subaru Legacy sintetiza a preocupação da marca durante a concepção de veículos que possuam inovações para a prevenção de acidentes (segurança ativa) e que, em caso de colisões, assegure a integridade de todos os ocupantes (segurança passiva).
Por esse motivo, a carroceria do SUBARU Legacy é moldada com aços de diferentes composições e espessuras, uma estrutura que, além de ser mais leve, oferece maior dissipação de energia em uma possível colisão.
O modelo conta com sete air bags de série, garantindo a máxima segurança em colisões frontais e laterais: são dois air bags frontais, dois laterais, dois duplos de cortina e um de joelho.
Subaru Outback
O novo Outback traz um detalhe que o diferencia de seus concorrentes que é sua versatilidade; como nos fala com exclusividade o Diretor Geral da Subaru no Brasil, Flavio Padovan; “desde a sua criação, o SUBARU Outback tem atraído a atenção de uma enorme legião de fãs em todo o mundo, pois oferece a melhor combinação entre conforto e amplo espaço interno (ocupantes e carga), com performance e segurança”.
Ainda de acordo com o executivo, “a versatilidade do novo Outback inaugura um novo segmento de mercado, chamado pela SUBARU de “CROSSUV”. Pois ele reúne e sintetiza as principais características dos modelos SUV com as dos veículos Crossovers”.
Motorização
O SUBARU Outback é equipado com motor Boxer 3.6R, de 256 cv a 6.000 rpm e torque de 35.7 kgfm a 4.400 rpm, elevado desempenho, baixo nível de emissão de poluentes, reduzido consumo de combustível e alta durabilidade.
O motor Boxer 3.6R trabalha em conjunto com o câmbio automático Lineartronic, com paddles shifts e tração integral Symmetrical All-Wheel Drive. Essa tecnologia de tração nas quatro rodas, combinada aos pneus de uso misto, elevada posição de condução e amplos ângulos de entrada (18,6º) e saída (23,1º), permite ao modelo rodar com desenvoltura em qualquer condição de terreno, seja asfalto ou estradas de terra.
O ocupante do SUBARU Outback tem à sua disposição uma ampla lista de equipamentos de série, entre os quais: sete air bags, teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica dos bancos com memória de ajustes para o assento do motorista, sistema X-MODE (Assistência em aclive e declive), sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e rebatimento dos bancos traseiros em 60/40.