RENAULT CAPTUR 2022
São José dos Pinhais/PR - A Renault do Brasil acaba de lançar o Captur 2022; agora com um novo design externo, novidades no interior e o inédito e moderno motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex, tudo isso se traduzindo em prazer ao dirigir, conforto e segurança.
Além do novo motor turbo TCe 1.3 flex que gera 170 cv de pura potência e 27,5 kgfm, o maior torque do segmento (veja o testdrive no canal do instagran autoreviewbrasil), o Captur 2022 também chega com a nova transmissão automática CVT XTRONIC®. O casamento desse moderno motor com o eficiente câmbio continuamente variável garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas; mudou e mudou para melhor!
O Captur 2022 atualiza as definições de design que o consagraram no Brasil e no mundo. As linhas fluidas, marcantes e bem balanceadas exibem modernidade e elegância. O novo para-choque é ainda mais envolvente e traz novos elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, dando ainda mais sofisticação ao modelo. O modelo também ganhou novo ski dianteiro com entrada de ar e novas rodas de 17 polegadas.
Destaque especial para o interior que foi completamente renovado com materiais suaves ao toque. A versão topo de linha; mais requintada, ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar. A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.
Um outro item aprimorado é a direção elétrica com o novo volante com ajustes de altura e profundidade, comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A versão topo de linha “Iconic” traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo; é um sonzão!
Garantindo mais conforto ao motorista, o apoio de braço agora é integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos. Além do conforto a bordo, os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB.
Outro item de conforto e segurança é a chave ” hands free” com partida do motor à distância que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.
O Captur 2022 é fabricado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), em três versões de acabamento: Zen, Intense e Iconic; todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Captur foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, produzido na Espanha; tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Isso se traduz em um comportamento ágil. Ele foi desenvolvido pela Renault nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países e o desenvolvimento da versão flex, ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que também fica no fica no Complexo Ayrton Senna.
A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC® garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso proporcionando o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.
Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.
Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas estão:
- Faixa de atuação do lock-up ampliada, reduzindo a sensação de deslizamento nas arrancadas, com máxima transferência do torque do motor para as rodas.
- Bomba de óleo de dimensões reduzidas e cárter com menor volume. Com menos peso, o consumo de combustível é menor.
- Válvula de controle hidráulico de maior precisão, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.
- Corrente de menor largura, ampliando a relação de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro.
- Novo óleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustível menor.
Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.
EQUIPAMENTOS
Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo; realmente muito bom.
VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS
Zen (R$ 124.490,00):
- Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
- Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
- 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
- Câmera e sensores de estacionamento traseiros
- Controle de estabilidade (ESP)
- Controle de tração (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
- Sensor de pressão dos pneus
- Chave-cartão
- Sistema Start&Stop
- Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
- Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton
Intense (R$ 129.490,00), os equipamentos da Zen mais:
- Ar-condicionado automático
- Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Duas saídas USB para o banco traseiro
- Função “Follow me home” nos faróis
Opcionais: pintura bíton e revestimento interno premium
Iconic (R$ 138.490,00), os equipamentos da Intense mais:
- Faróis com tecnologia full LED
- Sensor de ponto cego
- Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
- Sistema de partida remota do motor
- Revestimento interno premium
Opcionais: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo