SALÃO DO AUTOMÓVEL de São Paulo 2016
São Paulo – SP – O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que aconteceu de 10 a 20 de novembro, pela primeira vez no São Paulo Expo, reuniu 540 veículos e 34 marcas distribuídos em 90 mil m² internos, além dos mais de 20 mil m² externos que foram destinados a test drives e experiências exclusivas das marcas, Volkswagen, Land Rover, Nissan, Peugeot e GM. Sucesso total, principalmente nos mega estandes das grandes montadoras mundiais; destaque para a Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover, Volkswagen, Toyota/Lexus, Renault, Fiat/Jeep, Hyundai e Ford.
Passaram por lá cerca de 600 mil pessoas, e destas 30% de fora da capital paulista, gerando uma movimentação em torno de R$ 320 milhões na economia da cidade e mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.
“Estamos profundamente orgulhosos com este Salão do Automóvel, pois o evento atingiu nossa expectativa de ser a melhor edição da história. Tudo contribuiu para esse resultado: os estandes amplos e bem desenhados, a modernidade e climatização do novo local, mas, principalmente, os veículos expostos. Foram diversos lançamentos, conceitos que mostram tendências, veículos antigos e automóveis dos sonhos, que fizeram a exposição ser um sucesso de público. Saímos desta edição com a certeza de que a paixão do brasileiro pelo automóvel está mais viva do que nunca”, comemorou Antonio Megale, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entidade apoiadora do evento .
Entre os destaques desta edição, a comprovação de que os SUVs são ainda a bola da vez da indústria automotiva: a Honda fez lançamento mundial do novo WR-V, e a Maserati promoveu a estreia nacional do utilitário esportivo da marca.
A Renault mostrou três SUVs que chegarão ao mercado nacional em 2017: Captur, Koleos e Kwid, além dos novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que trazem uma série de tecnologias da Fórmula 1, em nome da economia de combustível e do prazer em dirigir. “Além de toda a nossa linha de veículos, expusemos também carros-conceito, veículos elétricos e atrações especiais, como um monoposto de Fórmula 1 R.S.16, da atual temporada, além do superesportivo Renault Sport R.S. 01 – disse Caíque Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil – tivemos também muitas atrações especiais.
“O conceito do nosso estande foi o ‘Volkswagen. Inspirada na sua vida’, que é a nova orientação estratégica da marca no País”, explica o gerente-executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro. “nossa intenção era de que as pessoas se sentissem ‘abraçadas’, que se reconhecessem em nossas ações. Por isso, desenvolvemos uma série de atrações que permitissem grande interação com o público”. Entre elas, o TSI Xtreme, que transporta o visitante para dentro de um motor TSI e o Desafio Cross, que leva o participante ao Grand Canyon.
Este ano, além dos carros icônicos que chamaram a atenção do público, como o Ford GT, o Mustang GT Premium, o Shelby GT e a F-150 Raptor, que atraíram milhares de pessoas ao estande da Ford. Outro destaque foi a interação do novo Fusion Hybrid onde as pessoas podiam experimentar em uma projeção em 360º a tecnologia do piloto automático adaptativo como se estivessem ao volante do modelo.
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles, que levou ao Salão automóveis das marcas Fiat, Jeep e Dodge também comemora a participação no evento. “O Salão do Automóvel é sempre uma oportunidade importante de conectar as nossas marcas com os consumidores. Nesta edição apresentamos o Jeep Compass e lançamentos da marca Fiat, como a nova versão do Mobi com o motor firefly de três cilindros e o Toro versão 2.4 flex com 186 cavalos de potência. Tivemos também uma ótima recepção dos visitantes aos nossos modelos-desejo como o Fiat 124 Spider e o Dodge Challenger SRT Hellcat, que fizeram sucesso com o público”, acredita João Ciaco, Head de Brand Communication da FCA Latam.
Os superesportivos de luxo foram atração à parte, angariando multidões de admiradores em estandes como o da Porsche, que trouxe modelos como o Panamera 2017 e o idolatrado Porsche 911 (versão Turbo S). “É o primeiro Salão da Porsche com uma subsidiária nacional, que chegou ao país em meados de 2015. Antes, nas edições passadas do Salão, os carros da marca ficavam fechados ao público. Isso mostra que escolhemos o Brasil para ficar, e queremos nos aproximar das pessoas”, explica a gerente de Comunicação Corporativa e Imprensa da marca Mariana Roméro.
A Audi mostrou carros de alto desempenho como o Audi RS 7 Sportback e o Audi R8 V10 Plus. “O Salão do Automóvel é um evento muito importante para a Audi. “Aqui, tivemos a oportunidade de apresentar grande parte do nosso portfólio ao público e fãs, por meio da interação com os nossos carros e, também, aumentar o desejo pela marca. O Salão foi palco de grandes lançamentos, como o R8 Coupé V10 plus, o RS 6 Avant e, e também palco para mostrarmos um dos nossos pilares mais importantes: a inovação, por meio de conceitos como o h-tron, um marco da mobilidade do futuro, que traz a quinta geração da tecnologia de células de combustível da Audi, disse Herlander Zola, diretor de Marketing da Audi do Brasil.
O BMW Group mostrou os adorados MINI e as motocicletas BMW Motorrad, além do inédito BMW X2 Concept, um dos principais destaques desta edição do Salão. “As atrações mais apreciadas do estande foram o luxuoso sedã BMW Série 7 e o esportivo híbrido BMW i8, cujo visual futurista chamou bastante a atenção dos visitantes”, avalia João Veloso, diretor de Comunicação Corporativa do grupo.
A Mercedes-Benz apostou em um estande maior nesta edição e o espaço mais amplo possibilitou à marca trazer 30 carros, além do carro-conceito IAA. Este foi o maior número de veículos da história da empresa no evento. “Trouxemos seis lançamentos exclusivos, que começam a ser comercializados agora no País”, conta Dirlei Dias, gerente sênior de Vendas da Mercedes-Benz. Outro atrativo da montadora é que quase todos os modelos estiveram abertos para que o público visitasse o interior dos carros. “As pessoas gostam de entrar e de sentir o carro”, afirma. Destaque também para o sucesso da sala de negócios, montada para atender potenciais clientes. De acordo com Dirlei, o registro médio foi de 40 novos interessados por dia.
Para a Nissan, o Salão fecha o ano com chave de ouro. “Aqui, completamos um ciclo de renovação do nosso portfólio com a apresentação da nova picape Nissan Frontier, que será lançada em 2017. E também mostramos a nova versão SV do crossover global Nissan Kicks, que já é um sucesso no segmento”, avalia o diretor de marketing, Arnaud Charpentier.
A Toyota comemora o sucesso do Salão uma vez que a receptividade do público foi extremamente positiva em nossos estandes Toyota e Lexus diz o gerente de Marketing de ambas as marcas Rodrigo Rumi; “destaco ainda a maior visibilidade de nossa marca de luxo Lexus, que neste ano teve seu estande posicionado ao lado do estande Toyota. Conseguimos transmitir aos visitantes a preocupação da Toyota e da Lexus com a mobilidade do futuro por meio da exposição de atrações ligadas às novas tecnologias de propulsão híbrida e célula de combustível”.
A Hyundai também não deixou por menos, lançando de uma vez em parceria com a CAOA Montadora, a nova geração do Elantra e indo a favor do vento com vendas em alta no mundo dos SUVs, com os novos Tucson e o estreante Creta.
As empresas também anunciaram a chegada da marca de luxo Genesis, que venderá o sedã G90 no mercado brasileiro.
“Com a chegada destes novos SUVs, a linha de utilitários esportivos da Hyundai terá o atual Tucson como porta de entrada, seguido por iX35, Creta, New Tucson e Santa Fe”, adiantou Déborah Encarnato, Gerente de Comunicação do Grupo CAOA.
O novo Land Rover Discovery foi uma atração a parte no belo estande da marca no Salão. Ele chegou um mês após sua estréia mundial no Salão de Paris. Outras atrações do estande foram a versão conversível do Evoque e o Jaguar F-Type SVR – esportivo mais rápido da história da marca britânica, com motor V8 5.0 de 575 cavalos de potência.
Outra marca que chamou a atenção foi a famosa Subaru, representada no Brasil pelo Grupo CAOA, tanto pelo carro-conceito VIZIV2 como pelos novos modelos sedans esportivos, o WRX e WRX STI, que levaram ao delírio os aficionados do esporte motor.