Elegância e esportividade de alta performance
(*) por João Euclides Prata Salgado
Campinas - SP – A Subaru, se reencontra com o Brasil trazendo através do Grupo CAOA, o que há de melhor em dirigibilidade, desempenho, conforto e segurança. Chega ao país a nova geração do SUBARU WRX e o WRX STI, produzidos no Japão. O modelo que substitui o famoso WRX IMPREZA vem recheado de tecnologia, esportividade; realmente um esportivo de verdade que além dos dotes para quem gosta de carros de alto desempenho, no dia a dia dos grandes centros, é confortável com amplo espaço interno transmitindo ao condutor e acompanhantes uma relação de glamour e tranquilidade.
A SUBARU criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), naquela ocasião chamado de Impreza GT. O resultado dessa empreitada foi a conquista do tricampeonato dessa categoria (1995, 2001 e 2003) e uma enorme legião de apaixonados pela marca. A nova geração do WRX traz esse DNA de competição para as ruas e estradas.
Referência mundial em termos de desempenho, o WRX oferece ainda mais performance e comodidade em relação à versão vendida anteriormente. Ele é equipado com o motor “FA20” Boxer Turbo 2.0 litros, com injeção direta de combustível (DIT), que atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e 35,7 kgfm a 5.200 rpm, oferecendo rápidas respostas ao motorista, além de favorecer a economia de combustível.
Câmbio
Pela primeira vez no mercado brasileiro, o modelo WRX chega equipado com a super transmissão automática Sport Lineartronic, que foi desenvolvida para enriquecer a experiência de condução do motorista. Com até oito velocidades e opção de troca manual de marchas, por meio das paddle shifts, essa caixa de câmbio proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.
A nova transmissão trabalha com a versão da Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD). O sistema VTD otimiza a distribuição do torque conforme as condições de condução e dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, promovendo uma dirigibilidade mais ágil.
DNA de competição
O motor é um Boxer turbo 2.0 litros, com SUBARU Dual Active Valve Control System (duplo sistema de controle de válvulas ativo), com injeção direta de combustível (DIT), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 270 cv (268 hp) de potência máxima. Um verdadeiro show para os amantes automobilistas! Tem ainda um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, produzindo uma sonoridade ainda mais poderosa; tudo isso para aumentar
a estabilidade e auxiliar para uma condução mais esportiva e segura.
Inicialmente desenvolvido pela SUBARU para equipar os modelos esportivos de alta performance da marca, como, por exemplo, o WRX, o motor Boxer “FA20” que atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e uma ampla curva de torque, chegando a 35,7 kgfm, entre 2.000 e 5.200 rpm, este modelo oferece torque a partir dos 2.000 rpm com respostas mais ágeis do motor aos comandos do motorista. Essa motorização foi eleita, no fim do ano passado, como uma das vencedoras do prêmio “10 Best Engines of 2015”, concedido pelo jornal americano Ward’s, especializado na indústria automotiva e se adequa em cheio ao exigente perfil dos consumidores brasileiros.
A equipe de engenharia da SUBARU optou por utilizar nesse motor uma medida de diâmetro versus curso dos pistões de 86 mm x 86mm, elevada taxa de compressão (10,6:1) e turbo twin-scroll. Com isso, foi possível otimizar a combustão, o que, consequentemente, possibilitou extrair todo o potencial dessa motorização, maximizando os benefícios da injeção direta de combustível e contribuindo para a redução das emissões de poluentes.
Active Torque Vectoring
O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. O modelo conta também como Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.
Design
O design do SUBARU WRX mescla, inteligentemente, uma atitude agressiva com a temática clássica dos sedans esportivos. A parte frontal incorpora, por exemplo, uma das características mais marcantes da identidade de design da marca, que é a imponente grade hexagonal integrada ao para-choque.
Faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura em LED, evocam o olhar de um animal de rapina e ladeiam a grade hexagonal da SUBARU. A entrada de ar no capô para o intercooler foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
Nas laterais, a aparência robusta e esportiva foi incrementada com novas rodas 18”, que formam um conjunto harmônico com os para-lamas mais largos e com vinco acentuado, que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma WRX. Especialmente criadas para este modelo, as portas traseiras dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado.
O desenho traseiro ressalta a esportividade, sem abrir mão do conforto e praticidade. O para-choque possui um extrator de ar integrado e dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas. O acesso ao porta-malas é facilitado pela grande tampa, que possui amplo ângulo de abertura e conta com um aerofólio incorporado à sua parte superior.
O SUBARU WRX conta com versão única de acabamento e com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18” de liga-leve, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.
Conforto interno
Visando oferecer o máximo de conforto e comodidade para os clientes brasileiros, o SUBARU WRX, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, contará com uma ampla e completa lista de equipamentos de série.
A sensação de alta performance se inicia assim que o motorista segura o novo volante com base plana forrado de couro, com altura e profundidade ajustáveis. O volante traz controles de áudio e Bluetooth. Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar abre uma polegada a mais que a versão anterior.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas, no volante e na alavanca do câmbio.
O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE”, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.
Na parte central do painel do WRX está instalada uma tela touchscreen de 6,2”. Nela, o motorista poderá controlar, com um simples toque, todas as funcionalidades do sistema de áudio – como, escolher estações de rádio, escolher músicas e sincronizar o dispositivo com o celular por intermédio do Bluetooth -, além de visualizar a imagem da câmera de ré.
Há, ainda, um outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe inúmeras informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.
Carroceria
A distância entre-eixos é 25 mm maior do que a da versão anterior, o que contribuiu para um habitáculo mais espaçoso nesta nova versão. O para-brisa é mais inclinado, com a base da coluna “A” deslocada 200 mm para frente, melhorando a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas. Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam o acesso ao carro. O espaço para pernas no banco traseiro cresceu 50 mm e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
O trabalho realizado pela equipe técnica da SUBARU resultou na redução dos níveis de torção da carroceria e em uma calibragem de suspensão mais alinhada com o perfil esportivo do modelo, sem que isso representasse abrir mão do conforto, proporcionando uma melhora da velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, a elevação dos limites de desempenho nas curvas.
No que se refere à segurança, o WRX utiliza a estrutura de carroceria ultra-rígida conhecida como “célula de sobrevivência”. Eventuais impactos são amortecidos pelas zonas de deformação progressiva situadas nas extremidades da carroceria. Visando a segurança dos ocupantes do habitáculo, a equipe de engenharia da SUBARU reforçou a robustez de diversos pontos da carroceria, utilizando aço de altíssima resistência. O resultado desse trabalho contribuiu para que o modelo atendesse as elevadas exigências de segurança nos crash-tests realizados pela IIHS (América do Norte) e JNCAP (Japão).
SUBARU WRX STI
Este é um modelo que foi desenvolvido para oferecer o máximo desempenho, precisão e prazer de dirigir, pois possui características de um verdadeiro veículo esportivo, fiel ao conceito “Força Pura Sob Controle”, extraindo todo o potencial do motor Boxer Turbo e do know-how da marca nas competições automobilísticas.
Por esse motivo, a equipe de engenharia da marca japonesa sintetizou neste lançamento a ampla experiência, tradição e inovação da SUBARU Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da SUBARU e responsável pelo desenvolvimento dos modelos de competição, além do próprio modelo WRX STI.
O SUBARU WRX STI será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas aro 18” em alumínio forjado, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.
Dono de uma excepcional e apurada dirigibilidade, o WRX STI está equipado com sistema de tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD). Esse sistema, aliado ao motor Boxer, herdou a robustez e performance dos históricos modelos SUBARU que conquistaram por três vezes o título do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship).
Durante o período de desenvolvimento, a SUBARU refinou ainda mais a dirigibilidade do novo WRX STI, testando-o nas mais diversas condições severas de uso, como, as tradicionais 24 Horas de Nürburgring (Alemanha), onde a marca conquistou o tricampeonato na edição deste ano, e a Isle of Man TT Road Course (Reino Unido), prova em que o modelo estabeleceu o novo recorde de tempo. Com isso, a SUBARU elevou o desempenho da carroceria, conjunto mecânico e de outras partes do veículo até seus limites, os integrando em uma mesma unidade.
Sua condução foi aprimorada pela maior rigidez da carroceria, suspensões mais firmes e com nova geometria, além de direção mais rápida, o que otimizou as respostas do carro em relação aos comandos do motorista e também refinou o desempenho em curvas.
Outra novidade que contribui para uma experiência mais prazerosa de condução é o Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Torque), que funciona em conjunto com um pacote tecnológico de comprovada eficácia e que inclui a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s Control Center Differential), o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e o conjunto de freios esportivos Brembo de alta performance.
Design: “bravo” e esportivo
O desenho externo do SUBARU WRX STI representa, de forma contundente, a vocação deste automóvel: alto desempenho. A parte frontal foi desenvolvida para criar uma forma dinâmica, começando por uma das características mais marcantes da identidade de design da marca, que é a imponente grade hexagonal, integrada ao para-choque, com detalhes em “black piano” e os logotipos da SUBARU e STI, no centro e na parte inferior, respectivamente.
O para-choque dianteiro conta com uma entrada de ar central e dois conjuntos ópticos situados nas extremidades da peça, que reúnem as luzes indicadoras de direção e faróis auxiliares.
O formato dos novos faróis frontais, no estilo “olhos de falcão”, em xenônio e com assinatura em LED, harmoniza-se com o estilo largo e agressivo pelo qual o WRX STI é conhecido.
Na parte central do capô do motor está instalada, de forma harmônica e integrada à peça, uma grande entrada de ar para o motor Boxer Turbo, reforçando a esportividade e mantendo a total visibilidade do motorista.
Os largos para-lamas dianteiros contam com um vinco acentuado, que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma STI. Ainda na lateral, a parte inferior da coluna “A” foi deslocada 200 mm para a frente, enquanto a coluna “C” segue integrada, de forma suave, ao porta-malas, criando um design fluído e harmônico.
Completando a vista lateral do carro, estão novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga, com 18” de diâmetro, os pneus de perfil 245/40 R18 e as saias inferiores, que aproximam o modelo do solo e reforçam a natureza esportiva do WRX STI.
O desenho traseiro ressalta a vocação do novo SUBARU WRX STI como um veículo de alto desempenho e pensado nos mínimos detalhes. O para-choque conta com um extrator de ar na parte inferior, que percorre toda a peça, e a dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas. O acesso ao porta-malas é facilitado pela grande tampa, que possui amplo ângulo de abertura. A tecnologia de luzes do tipo LED é empregada nas lanternas traseiras.
Mas, sem dúvida alguma, o item que mais chama a atenção de quem olha externamente a traseira do WRX STI é o aerofólio. Instalado na tampa do porta-malas, esteticamente marcante, a principal função desse componente é aerodinâmica, contribuindo para a dirigibilidade do modelo. Comparada com a utilizada em versões anteriores desse veículo, esta nova peça, que possui design mais fluído e moderno, está 300 gramas mais leve e 8 mm mais alta, o que facilita a abertura do porta-malas e amplia a visão traseira do motorista, respectivamente.
Personalidade esportiva, sem abrir mão do conforto e espaço
A vocação audaciosa do SUBARU WRX STI também é refletida no interior do veículo, onde os novos bancos com laterais e costuras em vermelho dão o tom para o ambiente refinado, espaçoso e esportivo.
Outros detalhes vermelhos, exclusivos, também estão presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. O interior é preto, do assoalho ao teto, criando harmonia interna.
A tela do display multifuncional apresenta informações importantes sobre a condução do veículo, como um mostrador virtual sinalizando a pressão do turbocompressor do motor Boxer, listas pré-programadas de emissoras de rádio, gráfico do consumo de combustível, gráfico da distribuição da tração nas quatro rodas e temperatura externa.
Pela primeira vez, o WRX STI está equipado com volante de base reta, semelhante aos usados em alguns carros de competição. Nas extremidades dos raios estão instalados os botões de acionamento do sistema de áudio e os comandos do piloto automático. Revestido em couro perfurado, ele proporciona uma empunhadura ainda mais confortável e segura, facilitando a realização de manobras.
O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com dados sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE” gráfico de mapeamento eletrônico do motor, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.
Na parte central do painel do WRX está instalada uma tela touchscreen de 6,2”. Nela, o motorista poderá controlar, com um simples toque, todas as funcionalidades do sistema de áudio – como, escolher estações de rádio, escolher músicas e sincronizar o dispositivo com o celular por intermédio do Bluetooth -, além de visualizar a imagem da câmera de ré.
Há, ainda, um outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe inúmeras informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.
Motor Boxer Turbo e exclusivo câmbio manual de seis marchas
O WRX STI chega ao mercado brasileiro com motor Boxer Turbo, 2.5 litros, um símbolo de alta performance e confiabilidade da SUBARU, aprimorado em um dos mais exigentes laboratórios de testes, que são as pistas de competição.
Este propulsor trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer mais esportividade nas trocas de marchas. Com uma combinação que mescla alavanca de curso reduzido e embreagem de leve acionamento, a condução do WRX STI se torna simples e empolgante.
Equipado com este conjunto motor/câmbio da SUBARU, o WRX STI desenvolve a potência máxima de 310 cv (305 hp) a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h e o sedan necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h
O sistema de gerenciamento do trem de força “SI-DRIVE” (SUBARU Intelligent Drive) permite ao motorista ajustar as características de dirigibilidade do carro, escolhendo três diferentes opções – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”, por meio de comando seletor no console central. Um gráfico da curva de torque do modo de condução escolhido aparece na tela LCD no quadro de instrumentos, sinalizando o comportamento do veículo aos comandos do condutor.
Carroceria e Segurança
As dimensões do SUBARU WRX STI confirmam o amplo espaço interno para os passageiros e também para as bagagens. Com 4.595 mm de comprimento e 1.475 de altura, a novo WRX STI é 15 mm mais largo e 5 mm mais alto que o seu antecessor. Outra medida que também foi ampliada neste lançamento foi a distância entre-eixos, 25 mm maior que a versão anterior, passando para 2.650 mm, proporcionando mais espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros.
O compartimento dos passageiros é formado por uma estrutura ultra-rígida conhecida como “célula de sobrevivência”. Eventuais impactos são amortecidos pelas zonas de deformação progressiva situadas nas extremidades da carroceria. Visando a segurança dos ocupantes do habitáculo, a equipe de engenharia da SUBARU reforçou a robustez de diversos pontos da carroceria, utilizando aço de altíssima resistência. O resultado desse trabalho contribuiu para que o modelo atendesse as elevadas exigências de segurança nos crash-tests realizados pela IIHS (América do Norte) e JNCAP (Japão).
O desempenho da carroceria foi amplamente incrementado para permitir o aproveitamento máximo da performance do motor Boxer Turbo. Isso é o que torna possível a “Força Pura Sob Controle”.
O trabalho para enrijecer tanto a carroceria como as suspensões melhorou a velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, elevou os limites de desempenho nas curvas.
O SUBARU WRX STI também conta com uma Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s Control Center Differential). Com esse dispositivo, o condutor do veículo pode selecionar a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, possibilitando o maior nível de dirigibilidade e aderência, nos mais variados tipos de terrenos. O sistema oferece a opção auto, em que essa distribuição é realizada de forma automática.
Em termos de segurança ativa, o modelo utiliza sistema de freios Brembo, com discos Super Sport ventilados, projetados exclusivamente para o WRX STI. O acionamento é realizado, na dianteira, por pinças de quatro cilindros, e, na traseira, por outras de dois cilindros, ambas produzidas pela Brembo. O comportamento em frenagens de emergência atende completamente aos rigorosos parâmetros exigidos nos mercados japonês e norte-americano. Por isso, ele conta com sistema ABS, quatro sensores e quatro canais de Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem.