Totalmente novo, McLaren Artura será o supercarro híbrido de alto desempenho da próxima geração
A McLaren Automotive trará toda a força de sua experiência em engenharia de propulsão híbrida para a classe de supercarros no próximo ano com a introdução do novo Artura, um Híbrido de Alto Desempenho (HPH, High-Performance Hybrid) desenvolvido com o benefício de mais de meio século de conhecimento, experiência e conquistas de engenharia da McLaren em carros de corrida e de rua. O modelo tem chegada ao Brasil prevista para o segundo trimestre de 2021, com preço a ser definifo por ocasião do lançamento no País. O Artura é um supercarro híbrido completamente novo que abre uma nova linha de produtos na McLaren. Ele marca o início de uma nova era para a empresa britânica. Com base na experiência em eletrificação apresentada pela primeira vez no hipercarro híbrido McLaren P1, revelado em 2012, e mais recentemente no Speedtail, que entrou em produção neste ano como o carro mais rápido da McLaren com velocidade máxima superior a 402 km/h, o Artura é o primeiro HPH híbrido da McLaren produzido em série.
“Estamos aguardando a chegada do Artura com muita expectativa. O histórico de lançamentos da McLaren mostra que a marca nunca oferece ‘mais do mesmo’: cada novo modelo oferece tecnologias inovadoras para proporcionar desempenho, comportamento dinâmico e capacidade de usabilidade superiores e surpreendentes. O Artura é um carro totalmente novo e vai ser o primeiro híbrido da McLaren a ser vendido no Brasil desde a abertura da McLaren São Paulo. Já estamos nos preparando para que nossos clientes desfrutem de uma experiência totalmente nova a ser entregue pela propulsão híbrida e por tecnologias inovadoras.”
Bruno Bonifacio, general manager, McLaren São Paulo
“Cada elemento do Artura é totalmente novo − da arquitetura da plataforma e todas as peças do trem de força HPH ao corpo exterior, interior e interface de pilotagem de ponta −, mas se baseia em décadas de experiência da McLaren como pioneira em tecnologias de construção superleves de carros de corrida e de rua para trazer toda a nossa experiência em eletrificação para a classe de supercarros.”
Mike Flewitt, CEO, McLaren Automotive
A cada lançamento, a McLaren oferece aos clientes uma proposta inteiramente diferente das já existentes, com inovações em tecnologia, construção, desempenho e usabilidade. O novo Artura honra essa tradição com a estreia de um novo e compacto motor V6 biturbo a gasolina projetado para se combinar com um motor elétrico em um novo trem de força híbrido leve HPH. Ele mantém os benefícios de desempenho dos motores V8 de maior capacidade da McLaren e tem a atração adicional da resposta de torque aprimorada em baixas rotações do motor para fornecer aceleração altamente excitante. O Artura também pode funcionar somente com energia elétrica para deslocamentos urbanos diários sem emissões. Primeiro carro a ser construído em uma arquitetura de plataforma totalmente nova, otimizada para eletrificação, projetada e fabricada no McLaren Composites Technology Center, no Reino Unido, o Artura promove o compromisso da marca com os princípios de engenharia de baixo peso que tem suas raízes no automobilismo esportivo. A massa adicional do sistema híbrido de alto desempenho, por exemplo, foi amplamente compensada pela aplicação de tecnologias de redução de peso em todo o chassi, carroceria e trem de força. Além disso, a arquitetura de carbono leve (MCLA, McLaren Carbon Lightweight Architecture) no coração do Artura não só permite a vantagem de peso do carro, mas também é a base para a excelência dinâmica inerente a cada McLaren.