Pampulha – Belo Horizonte - A linha 2015 do Toyota Etios foi apresentada com grandes novidades. A nosso ver o maior deles é o novo painel que agora pode ser visto e lido por quem está dirigindo o carro. É um ponto final numa das grandes reclamações do modelo anterior. Além desta importantíssima mudança, a família Etios conta agora com nove versões, sendo cinco hatchbacks e quatro sedãs; são elas, X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L (versão X) e 1.5L (demais versões) 16V Flex . Todas as versões do sedã contam com a motorização 1.5L 16V Flex. Há ainda a versão Cross, disponível na carroceria hatchback, com motorização 1.5L 16V Flex, equipado com transmissão manual de cinco velocidades. Destaque para a versão topo de linha Platinum, que agrega central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema com reprodução de DVD e TV digital.
Esta gama chega para atender os mais diversos clientes que prezam pelos reconhecidos pontos fortes do produto, como excelente desempenho, economia de combustível, amplo espaço interno, segurança e qualidade, durabilidade e confiabilidade da marca.
Toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos, única em modelos de entrada, composta por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.
ACABAMENTO INTERNO E ITENS DE SÉRIE
A linha Etios 2015 está ainda mais completa, com novos itens de conveniência e design.
Etios X
A versão X, em ambas as carrocerias, oferece novo indicador do nível de combustível, que inclui também relógio digital, volante com o mesmo design do Novo Corolla 2015 e do Camry, acabamento em tecido nas portas e maçanetas com detalhes cromados. Traz ainda preparação para instalação de som na traseira, assento do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro elétrico do motorista.
Etios XS
A versão XS soma aos itens do X, também em ambas as carrocerias, sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth®, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
Etios XLS e Cross
Como novidade adicional para as versões XLS e Cross, está o acabamento do volante revestido no padrão couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos. Vale ressaltar que estas versões já possuíam acabamento diferenciado e itens exclusivos, como farol de neblina.
PLATINUM
Lançada recentemente em junho, a Platinum, versão topo do modelo, já traz novidades em sua linha 2015. Destaque para a central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth®. Além disso, o modelo agrega todos os novos itens das demais versões.
Na parte externa, o Etios Platinum destaca-se pelas rodas exclusivas de 15 polegadas, com acabamento escurecido, além de sensor de estacionamento na cor da carroceria, lâmpadas traseiras com máscara negra, grade frontal cromada, ornamentos cromados para os faróis de neblina e na base do porta-malas e o emblema “Platinum”.
Em seu interior, há detalhes cromados na base e na manopla do câmbio, que na Platinum é revestida em couro.
SEGURANÇA
O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
Isso se deve à preocupação que a Toyota tem com a segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.
PERFORMANCE
Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flex Fuel, possuem entrosamento fino com a transmissão manual de cinco velocidades.
Etios 1.3L
* Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
* Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Etios 1.5L
* Com gasolina: 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
* Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
O conjunto do motor proporciona respostas bastante eficientes.
Hatchback
* Motor 1.3L (etanol): 0 –100 km/h em 11,8 segundos
* Motor 1.3L (gasolina): 0 –100 km/h em 12,2 segundos
* Motor 1.5L (etanol): 0 – 100 km/h em 11,1 segundos
* Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100 km/h em 11,5 segundos
Sedã
* Motor 1.5L (etanol): 0 – 100 km/h em 11,3 segundos
* Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100 km/h em 11,8 segundos
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que garante ótima dirigibilidade, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo.
Outro ponto positivo é o peso extremamente leve, otimizando a performance e permitindo o funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico.
ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Para ambos os tipos de carroceria, o Etios tem nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
AMPLO ESPAÇO INTERNO
O Etios proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro, onde, devido à concepção, as caixas de roda não interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é a distância entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior.
Na frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do modelo.
O porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão hatchback e 562 litros, no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
BAIXO CUSTO DE PROPRIEDADE
Desde o seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios tem se destacado pelo baixo custo de manutenção, de peças e de reparo, e também apresenta os preços de seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos.
Segundo o ranking do Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que compara veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo em caso de colisão, o Etios está posicionado entre os primeiros, em ambas as carrocerias.
A Toyota e o Banco Toyota realizaram levantamento sobre o valor médio do seguro no segmento de carros compactos. O resultado mostrou que o Seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria. Contribuiu para a análise o fato de o modelo contar com baixo índice de roubo, sinistro e custo de reparo. Foi considerado o perfil do condutor em torno de 25 anos, que reside na região central da cidade de São Paulo e possui um Etios XS hatchback.
CORES
Duas novas cores foram introduzidas – o branco pérola e o azul techno –, complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
PREÇOS
Os preços da linha Etios 2015 se apresentam da seguinte forma:
* Etios Hatchback X: R$ 38.380,00
* Etios Hatchback XS: R$ 42.620,00
* Etios Hatchback XLS: R$ 46.220,00
* Etios Cross: R$ 49.190,00
* Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120,00
* Etios Sedã: R$ 42.470,00
* Etios Sedã XS: R$ 45.190,00
* Etios Sedã XLS: R$ 48.880,00
* Etios Platinum Sedã: R$ 51.780,00