TOYOTA GAZOO Racing revela protótipo de veículo com
motora hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans
O chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, aproveitou a corrida de Le Mans para apresentar o “GR H2 Racing Concept”, primeiro veículo protótipo com motor a hidrogênio desenvolvido com pensamento nas competições do futuro. A iniciativa da marca foi estimulada pelo anúncio recente da ACO, organizadora da corrida, de que veículos movidos a hidrogênio poderão competir na corrida, além de veículos elétricos com células a combustível.
Toyoda parabenizou o ACO pelo centenário da histórica corrida de endurance, as 24 Horas de Le Mans e expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar os carros durante a competição.
“Este é um lugar onde não apenas competimos em uma das corridas mais
famosas do mundo, mas também onde podemos ultrapassar os limites da
tecnologia – um lugar onde podemos realizar o futuro. Somos gratos ao ACO e Le Mans por fornecer esta oportunidade única de compartilhar nossos esforços com o mundo”, disse Akio Toyoda.
“Meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono no automobilismo sem
sacrificar nada em termos de desempenho ou emoção. Estamos ansiosos pelo nosso novo carro de corrida GR H2, tendo em vista a nova classe Le Mans H2, no futuro. O som, o torque, a dinâmica, está tudo lá. Não estamos apenas reimaginando o carro de corrida, mas fazendo isso com zero emissões. Um brinde aos próximos 100 anos de bandeiras quadriculadas”, completou o dirigente.
Pierre Fillon, presidente da ACO, parabenizou a Toyota pela inovação. “Esse
dia será um marco na história das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato
Mundial de Endurance da FIA: um fabricante, e cujo fabricante é o número 1 do mundo, acaba de apresentar seu projeto ‘Hydrogen Endurance’. Há 100 anos, a ACO criou as 24 Horas de Le Mans, um verdadeiro laboratório tecnológico para um carro em pleno desenvolvimento. Hoje, a mobilidade está passando por uma revolução, a da transição energética e as 24 horas de Le Mans participam da busca por tecnologias sustentáveis”, disse.
“Desde 2018, o ACO, com MissionH24 e GreenGT, promovem o hidrogênio,
um transportador de energia seguro e eficiente. Este dia é um novo passo
crucial para a criação da categoria ‘Hidrogênio’ das 24 Horas de Le Mans. Mais uma vez, o Endurance demonstra seu compromisso com a mobilidade
sustentável, em linha com os players automotivos. Gostaria de saudar este
desafio da Toyota, a visão destes homens e mulheres. Toyoda San, ao
apresentar hoje oficialmente este projeto ‘Hidrogênio’, você deixou sua marca na história das 24 Horas de Le Mans”, completou Fillon.
Fora do WEC, a Toyota tem competido usando um Corolla com motor a
hidrogênio na Super Taikyu Series desde a terceira rodada da temporada de
2021 e competiu com o mesmo carro no IDEMITSU 1500 SUPER
ENDURANCE 2022 no Circuito Internacional de Chang, na Tailândia, em
dezembro de 2022. Ao fazer isso, foi aprimorando suas tecnologias no
automobilismo e, com parceiros dentro e fora da indústria automotiva,
acelerando seus esforços para produzir, transportar e usar hidrogênio para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
A Toyota pretende avançar ainda mais com esses esforços para fabricar carros cada vez melhores para o automobilismo e criar uma sociedade neutra em carbono e espera enfrentar o desafio de uma nova geração de corridas de 24 horas de Le Mans.
Dados do “GR H2 Racing Concept”
Powertrain – Motor a hidrogênio + sistema híbrido
Dimensões:
Comprimento – 5,100 mm
Largura – 2,050 mm