Eduardo Brandini, diretor de conteúdo do YouTube, disse que de cinco anos para cá, houve um “boom” de inclusão digital por conta dos smartphones, que revolucionaram o acesso à internet. “Todo brasileiro está conectado pelo celular. O celular mudou a forma de consumo. E como ter sucesso em canais como YouTube? O segredo é ter autenticidade, conhecimento do assunto e ser um bom contador de histórias”. O YouTube, por exemplo, conta com 1 bilhão de usuários e 500 horas de upload de vídeo por minuto. “Hoje a internet é um provedor de vídeos, mais do que qualquer coisa e a maior parte da audiência do YouTube é por meio de telefone celular. O YouTube é também uma plataforma de empreendedorismo”. Por isso, ao produzir um vídeo, é preciso pensar como ele ficará nesse formato e tamanho de tela.
Volkswagen do Brasil promove workshop de Comunicação Digital
(*) Por João Euclides Prata Salgado
Volkswagen do Brasil promove workshop de Comunicação Digital
(*) O editor viajou para São Paulo – SP a convite da Volkswagen
São Paulo – SP – A Volkswagen do Brasil, promoveu um workshop de Comunicação Digital para jornalistas do setor automotivo no Centro de Treinamento da marca em São Paulo. Os palestrantes eram os representantes do Google, YouTube, Facebook, Instagram e o self made man da Ideal H+K Strategies. O tema abordado foi; “Como se tornar um influenciador digital”.
A marca oferece uma completa plataforma digital, com cerca de 10 sites – entre as páginas de conteúdos institucional, de ofertas e de produtos –, pelos quais os clientes e fãs interagem com a marca, conhecendo os detalhes dos produtos, enviando perguntas, elogiando e expondo suas opiniões. Até o mês de setembro de 2016, juntos, os sites da marca somam mais de 32 milhões de acessos. Em 2015, a marca somou 50 milhões de acessos ao longo do ano.
“Apoiada em pilares como conectividade, tecnologia e inspiração na vida das pessoas, a Volkswagen, por meio da internet, busca reforçar os valores da marca. Queremos intensificar cada dia mais a atuação da marca no meio digital, que é um canal de comunicação democrático e que possibilita a troca direta de informações entre a empresa e o cliente, além de ser hoje a principal fonte de consulta para os consumidores quando o assunto é automóvel”, afirma o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.
De acordo com David Powels, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, “dinâmica também é a Comunicação, que se torna a cada dia mais digitalizada. A digitalização, como um todo, é um tema estratégico para a Volkswagen. Queremos oferecer uma experiência diferenciada em nossos canais digitais e em nossa rede de concessionárias. A Volkswagen não é somente uma marca de carros, mas também uma marca de pessoas. Busca inovação com propósito, que tenha um sentido relevante na vida das pessoas. Desenvolve as melhores inovações capazes de impactar o maior número de pessoas”.
Durante a palestra, Bruno D’Angelo, vice-presidente de Estratégia Criativa da Ideal H+K, disse que na era da digitalização, o consumo de mídia mudou, sendo que 98% dos brasileiros na internet estão nas redes sociais. “Esse cenário traz outros formadores de opinião. Isso muda a relação entre as empresas, veículos e causas. Isso muda o jornalismo e a propaganda tradicional. E para ser um influenciador digital é preciso ter alcance real e profundo conhecimento com o tema abordado. O que faz a diferença para todos: seja autêntico em sua opinião, formato, transparência e em seu trabalho”.
Já a gerente do Google, Carol Soler, lembrou que por conta do acesso à internet via celular, a forma de consumir informações mudou muito: “Um usuário checa o seu telefone em média 150 vezes por dia. Nós passamos 177 minutos por dia nos nossos telefones”. Ela também afirmou que 53% das pessoas abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar”. Por isso, é muito importante disponibilizar conteúdo de maneira rápida. “Também é preciso ajustar o conteúdo à audiência que você quer atingir, de acordo com a plataforma que está sendo utilizada e o seu público.
Por outro lado, o representante do Facebook e Instagram, Bruno Rossini, falou sobre como o mundo já é mobile e como o celular mudou a vida das pessoas. O executivo detalhou como o mobile “move descobertas” e destacou que, por exemplo, 69% das pessoas usam o celular para se informar antes de comprar.