* João Euclides P Salgado de Berlim/Wolfsburg-Alemanha
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Frankfurt – Alemanha – O grande lançamento que a Volkswagen proporcionou ao seleto grupo de jornalistas automotivos contou também com o Novo Golf GTI, um verdadeiro ícone lançado há 37 anos, um sucesso de vendas e hoje em sua sétima geração. Este é um modelo especial que desde que foi lançado, vem se superando a cada geração. Hoje são cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, (fábrica esta que tivemos a oportunidade de conhecer)
e vendidas em todo o mundo.
O motor é um 2.0 da familia EA888, em sua terceira geração trazendo um cabeçote completamente novo, 1.984 cm3 de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta e 220 cv de potência entre 4.500 e 6.200 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm (350 Nm), acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingindo a velocidade máxima de 244 km/h.
Uma característica única nessa classe de potência é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água no cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases de exaustão contribui de forma essencial para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Golf GTI.
No quesito peso, ele é 42 kg mais leve pois foi também construído como na versão Highline na plataforma modular MQB. Além disso, a aerodinâmica foi aprimorada – o arrasto aerodinâmico (Cw x A) diminuiu do já muito bom 0,73 m² do anterior para 0,70 m², ficando
10 km/h mais veloz, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos com velocidade máxima de 244 km/h. A transmissão é automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic.
O exterior do GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo clássico emblema GTI. No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha, lanternas traseiras escurecidas com iluminação em LED e design especial, assim como ponteiras de escapamento, lado esquerdo e direito, com Design GTI. Também de série no Golf GTI, mais potente, rápido e econômico de todos os tempos, são as novas rodas de liga leve Aro 17” – “Brooklyn” com pneus 225/45 R17.
No interior, o típico logotipo GTI também é indispensável. A começar pela forração dos bancos: como o primeiro GTI, este da sétima geração tem bancos revestidos com o legendário tecido Xadrez Clark (Grafite).
Uma novidade é que o design do tecido dos bancos esportivos pode agora, pela primeira vez, ser acompanhado por painéis das portas e apoios de cabeça cobertos de Alcantara. Além disso, os bancos e painéis das portas podem também ser pedidos com revestimento em couro “Vienna Black” (preto).
Já o conjunto de instrumentos traz display multifuncional colorido e grafismo diferenciado. A aparência típica do GTI em seu interior é arrematada por itens como o volante de direção multifuncional e alavanca da transmissão com revestimento de couro, iluminação ambiente vermelha (na frente, nos frisos de acabamento das portas e nas soleiras das portas em aço inoxidável) e pelos pedais feitos de aço inoxidável escovado.
Alta tecnologia GTI
A sétima geração do ícone esportivo é o primeiro Golf GTI lançado com destaques tecnológicos de série como direção eletromecânica progressiva, Detector de Fadiga, freios com sistema “Multicollision Brake” (multicolisão) e a versão mais avançada do bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Novos sistemas opcionais aperfeiçoam ainda mais a condução do novo Golf GTI. Eles incluem o “Adaptive Cruise Control” – Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC” –, com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e sistema de monitoramento frontal “Front Assist”.
No tráfego urbano e nos congestionamentos, o sistema Start-Stop, recurso de série no Novo Golf GTI, tem efeito muito positivo na economia de combustível. Há, ainda, recurso de seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, Eco, Esporte e Individual). Opcionalmente, o Novo Golf GTI também pode ser equipado com um sistema de som Premium de 400 watts da marca dinamarquesa Dynaudio, especialmente desenvolvido para o carro.
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Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”
As velocidades máximas possíveis ao longo das curvas também aumentaram, devido ao acerto mais neutro do conjunto mecânico e à otimização do sistema XDS+. Isso é sentido, em especial, na aceleração do carro na saída das curvas. Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial XDS+ é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.
O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.
ESC Sport
O sistema é acionado por um botão de dois estágios no console central. Se o motorista pressionar o botão brevemente uma vez, ele desativará a função ASR (controle de tração). Quando o botão é pressionado por mais de três segundos, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) muda para o modo “ESC Sport”. Em percursos muito rápidos, com muitas curvas, como em pistas de corridas, o sistema ESC irá reagir com retardo, o que permite elevar a agilidade na condução.
Além da ativação pelo botão no console, o ESC agora também pode ser ligado ou desligado no do menu CAR. A estabilidade extremamente alta do carro é sentida, em especial, nas trocas de faixas de rolagem e durante as mudanças na rotação do motor.
A Suspensão dianteira é McPherson, com braço inferior em “V” e geometria especialmente desenvolvidos para aumentar a estabilidade direcional, proporcionando excelente dirigibilidade ao Novo Golf GTI, assim como uma resposta equilibrada às vibrações. Todos os componentes foram retrabalhados para melhor funcionalidade e menores peso e custo.
O resultado é fruto do uso de aço de alta resistência nos braços transversais e um enfoque “biônico” inovador no desenho dos pivôs. O subchassi é posicionado na região central do eixo dianteiro. Sua estrutura, projetada para obter o máximo de rigidez transversal, recebe a carga dos coxins do motor e da direção, assim como dos componentes da suspensão dianteira.
A barra estabilizadora – agora tubular – tem elasticidade especificamente desenvolvida para garantir a dirigibilidade do Novo Golf GTI. Os coxins são vulcanizados diretamente na barra estabilizadora, assegurando excelente comportamento acústico e otimizando as respostas do componente, importantes para o comportamento do carro.
Um novo pivô de alumínio também foi desenvolvido para o GTI. A suspensão traseira é modular e foi desenvolvida para obter melhor cinemática, acústica, distribuição de pesos e modularidade. Além disso, a Volkswagen melhorou a rigidez transversal da suspensão modular esportiva, importante para o comportamento direcional, por meio de uma nova regulagem da conexão do braço de ligação.
A cambagem e o alinhamento são ajustados individualmente por meio de parafusos excêntricos nos braços da mola e transversal superior, de acordo com as necessidades de cada veículo. Mudanças fundamentais na suspensão traseira incluem as conexões da barra estabilizadora tubular e do amortecedor, agora feitas no braço da mola.
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O GTI tem discos de freio ventilados na dianteira e sólidos nas rodas traseiras (dianteiros: 312 x 30 mm; traseiros: 300 x 12 mm) com pinças de freios exclusivas na cor vermelha.
Pela primeira vez, o Volkswagen esportivo traz, além dos logotipos GTI na frente e na traseira, distintivos vermelhos nos para-lamas dianteiros na altura da linha de caráter com o mesmo grafismo do logo GTI que vem sendo usado há décadas.
A traseira em detalhe
Outro exemplo da integração harmônica dos elementos específicos do Golf é o novo design do aerofólio traseiro, maior do que o das outras versões do Golf com motores menos potentes. Pintado na cor da carroceria, o defletor se integra imperceptivelmente aos elementos aerodinâmicos nas laterais da tampa do porta-malas, fazendo uma menção visual ao uso da cor preta na primeira geração do Golf GTI. Outro item que é desenhado em preto, juntamente com os elementos aerodinâmicos do divisor dianteiro, é o difusor na traseira – à esquerda e à direita do difusor estão as ponteiras do escapamento.
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Equipamentos de série
Como todas as seis gerações anteriores do Golf GTI, esta sétima se distingue dos outros modelos do Golf pelos numerosos equipamentos e pelo clássico emblema GTI. O novo Golf GTI é também um dos carros mais bem equipados de sua categoria. Juntamente com seus muitos itens de série, vários itens específicos refinam o interior do Novo Golf GTI. Entre eles, o volante de direção com a parte inferior achatada, com três raios e acabamento preto brilhante.
Instrumentação GTI e iluminação ambiente. O conjunto de instrumentos do GTI também é um destaque do carro, trazendo um display colorido e grafismo diferenciado. O visual interno exclusivo do Novo Golf GTI inclui a iluminação ambiente vermelha, frisos e painéis especiais (frisos nas portas dianteiras com iluminação ambiente), pedais e descanso do pé esquerdo em aço escovado e soleiras das portas dianteiras com apliques em aço inox e iluminação ambiente integrada.
Cores. As cores oferecidas, Vermelho Tornado e Preto Ninja, assim como o Branco Puro têm sido características do Golf GTI desde o princípio. O Novo Golf GTI também pode ser encomendado em seis cores metálicas ou uma perolizada: “Cinza Carbono”, “Prata Sargas” “Prata Tungstênio”, “Cinza Limestone”, “Azul Night” e “Preto Mystic” (perolizada).
Os valores do GTI partem de R$ 94.990,00 chegando a R$ 125.990,00.
* O jornalista viajou a convite da Volkswagen